Neste artigo você entenderá um pouco mais sobre a importância do Analista Estrutural. Aprenda tudo sobre o Método dos Elementos Finitos aplicado à análise estrutural estática e sob condições de estresse térmico e de vibração.

Versatilidade de projetos no mercado de trabalho

Estrutura é um conceito fundamental na engenharia e refere-se, de maneira simplificada, a um sistema cujas partes são interligadas para suportar determinada carga. Os elementos básicos que constituem as estruturas são: as vigas (usadas para suportar cargas verticais), as colunas (utilizadas para suportar cargas compressivas axiais) e os tirantes (estruturas sujeitas a força de tração).

Os elementos estruturais podem ser combinados em determinado projeto formando os seguintes tipos de estruturas: treliças, arcos e pórticos.

Entre os diversos tipos aplicação, tem-se, por exemplo, na engenharia civil a construção de edifícios e pontes, na engenharia mecânica as estruturas de caldeiras e vasos de pressão, e na engenharia elétrica as estruturas de apoio de sistemas elétricos e torres de transmissão de energia elétrica.

Ao se realizar um projeto estrutural deve-se considerar além dos custos de produção e segurança, a estética e aplicabilidade. O desenvolvimento desse projeto demanda conhecimento das características dos tipos de materiais utilizados e de princípios de mecânica da Física, tais como as forças de reação exercidas sobre uma viga, por exemplo.

Durante todas as etapas de criação do projeto o analista estrutural aplicará seu conhecimento para verificar se o que está sendo proposto atende às exigências de resistência e rigidez, reprojetando a estrutura à medida que for sendo necessário.

Desafios enfrentados na profissão

Dentre as diversas demandas do mercado de trabalho, um dos problemas mais comuns que se apresentam na prática profissional do engenheiro civil, mecânico, eletricista e demais profissionais da área, refere-se ao uso eficaz de materiais ao seu dispor para produzir projetos estruturais que demandem custo mínimo para o cliente, ao mesmo tempo em que se proporcionem, de forma segura, a transferência das forças que atuam sobre as estruturas. Hoje, são poucos os profissionais que se destacam nesse quesito.

Vantagens do curso de Analista Estrutural oferecido pela Benzor

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, é necessário o constante investimento do profissional na qualificação/atualização do currículo para que não se percam importantes oportunidades na carreira.

No curso de Análise Estrutural oferecido pelo experiente corpo técnico de Engenheiros da Benzor Soluções em Engenharia & Tecnologia, reconhecido pelo mercado, serão apresentados variados métodos de se solucionar esse e outros problemas comuns no cotidiano profissional.

A Benzor ainda oferece acesso vitalício ao curso e o mesmo possui certificado reconhecido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e válido em todo território nacional.

O material didático oferecido pelo curso engloba o seguinte conteúdo:

✓ Introdução ao Método dos Elementos Finitos
✓ Revisão de Mecânica dos sólidos
✓ Técnicas de Modelagem
✓ Análise Matricial de Estruturas
✓ Formulação do Método dos Elementos Finitos;
✓ Características e tipos de elementos finitos
✓ Arquitetura de software de Elementos Finitos: aspecto computacional
✓ Pré-processamento
✓ Geração de Malhas
✓ Análise estrutural estática
✓ Análise de vibração
✓ Análise térmica
✓ Pós-processamento de resultados.

Os conteúdos de qualidade ministrados pelo professor através das videoaulas serão contextualizados e exemplificados de acordo com os projetos de estruturas mais recorrentes no dia a dia em constante transformação do mercado de trabalho.

Desse modo, os materiais, conceitos e projetos estudados durante o curso vão capacitar o futuro analista estrutural a compreender, avaliar e propor de forma mais eficaz criativa e rápida os tipos de materiais e estruturas mais apropriados para cada projeto, atendendo às exigências de segurança e de custos específicas em cada caso.

A qualificação oferecida pelo curso irá agregar muito valor para o currículo do profissional, constituindo em um diferencial imprescindível a todo analista estrutural que pretende continuar se destacando em sua área de atuação, favorecendo o surgimento de novas oportunidades de trabalho e de crescimento profissional.

 

Quer saber mais sobre o Método dos Elementos Finitos?

Clique aqui para ler nosso artigo e aprender tudo sobre o Método dos Elementos Finitos aplicado à análise estrutural estática e sob condições de estresse térmico e de vibração.