Saiba tudo sobre Projetos de Estruturas de Madeira 

A construção de estruturas de madeira é um dos métodos mais antigos para construir edifícios residenciais, comerciais e industriais. Construção de moldura de madeira é o método predominante de construção de casas e apartamentos nos Estados Unidos, o qual permitiu que esta nação tenha um dos melhores sistemas de moradia do mundo.

As armações de madeira não são apenas muito econômicas para se construir, mas também resistem a variações climáticas extremas e oferecem aos moradores um alto grau de conforto. Além disso, as estruturas de madeira possuem o apelo ambiental, sendo sustentáveis, absorvendo carbono e compensando os gases de efeito estufa.

Estruturas de madeira podem ser usadas para construir estilos diferentes de edifícios e praticamente não há nenhuma restrição em possibilidades arquitetônicas quando a madeira é o meio. Para que um edifício de madeira desempenhe as funções esperadas, é necessário construí-lo criteriosamente e isto pode ser obtido utilizando práticas adequadas de construção. Por exemplo, as armações de madeira são leves e, portanto, não exigem guindastes e outras máquinas pesadas para o processo de montagem, contribuindo, portanto, para o aspecto econômico da construção.

Neste artigo, resumiremos e ilustraremos os principais conceitos da construção civil em madeira como um guia para construtores, encarregados de carpintaria, inspetores de edifícios e estudantes nas áreas de construção civil. Atualmente, alguns códigos de construção em madeira podem exigir uma metodologia de projeto estrutural mais rigorosa do que a associada à construção convencional. Como exemplo, esses requisitos podem requerer a necessidade de melhor desempenho da construção quando a estrutura é exposta a cargas de vento, sísmicas e de neve moderadas a altas.

 

Fundação

Fundação para estruturas de madeira

Uma fundação firme, consistindo em bases instaladas de tamanho adequado para suportar a estrutura, é essencial para o desempenho satisfatório de todos os edifícios. O sistema construtivo da fundação deve ser específico para construção da superestrutura, levando em consideração o tipo de solo e cargas da estrutura de madeira.

Em países que nevam, os pilares devem se estender abaixo o suficiente para ficarem livres da ação do gelo durante os meses de inverno. Em áreas em que as raízes das árvores são removidas durante a escavação ou quando se constrói em solo cheio, o solo deve estar bem compactado antes que as sapatas sejam instaladas ou o concreto seja derramado. Onde as condições de solo pobres existem, podem ser construídas fundações de estacas de madeira tratadas tampadas com madeira ou soleiras de concreto.

Dois tipos principais de fundações são comumente usados: concreto e madeira tratada. Embora o uso de fundações de concreto armado com paredes de blocos de alvenaria sejam as mais comuns, fundações em madeira estão se tornando cada vez mais popular para casas e outros edifícios com estrutura de madeira.

 

Fundações de madeira

As fundações permanentes de madeira são sistemas projetados que consistem em estrutura de madeira e revestimento de madeira compensada que foram tratados com pressão com altas concentrações de conservante para garantir a ausência de deterioração e ataque de insetos.

Essa técnica construtiva é particularmente adequada para a construção em climas frios e amenos, onde todo o sistema de fundação pode ser pré-fabricado. A área da base e do subsolo consiste em uma camada de cascalho ou pedra britada com espessura mínima de 4 polegadas e placas de madeira tratadas de espessura e largura adequadas e colocadas na base de pedra no perímetro da parede. Estas suportam as paredes de alicerces das estruturas de madeira tratada e revestimentos de madeira compensada que foram concebidos para suportar cargas verticais e laterais.

 

Métodos de construção de estrutura de madeira

Depois que a fundação foi colocada, começa a construção da estrutura de madeira. Existem vários tipos de técnicas que podem ser usadas para a construção de estruturas de madeira. A seguir são apresentadas 4 das principais técnicas de construção, a qual deve ser selecionada adequadamente de acordo com as necessidades construtivas locais:

1 – Armação plataforma (plataform frame)

É um método fácil e principalmente adequado para a construção de casas. Nesta técnica, as vigas do primeiro andar são cobertas com subpisos para criar uma superfície na qual paredes externas e divisórias internas são erguidas. No sistema de plataforma, a moldura da parede pode ser montada no chão e toda a unidade pode ser erguida até o local de destino.

2 – Armação de balão (balloon frame)

É outro método de construção de estrutura de madeira um pouco menos popular em comparação com a construção de estrutura de plataforma. Neste método, os pernos das paredes exteriores e as lajes do primeiro piso são suportados por peitoris ancorados, os pilares da parede exterior são contínuos para o segundo andar e as vigas do segundo andar são suportadas por faixas de fita que são inseridas nas bordas internas dos pinos de parede externa.

3 – Armação de tábuas e vigas (plank and beam Frame)

Neste método de enquadramento, as vigas, cujas extremidades são apoiadas por postes, são espaçadas a um máximo de 2,4m e as pranchas são usadas para cobrir pisos e telhados. Os postes fornecem estrutura de parede e as pranchas atuam como revestimento. As cargas no telhado e no chão são impostas às vigas, depois transferidas para os postes e finalmente recebidas pelas fundações.

4 – Sistema de treliça (truss frame)

Neste método de construção de estrutura, treliça de telhado, treliça de piso e âncoras de metal são usados para construir estruturas de madeira fortes. Vantagens notáveis de armações treliçadas são rigidez substancial e espaçamento mais amplo de membros de suporte de teto e piso.

 

Medidas de proteção de madeira

A provisão de meios adequados para proteger a madeira é um indicador de boas práticas de construção. Os elementos da armação de madeira, especificamente todos os membros da fundação, devem ser protegidos contra a ação de intemperes naturais e cupins. Além dessas, as medidas básicas de proteção incluem a remoção da raiz da árvore em áreas ao redor da estrutura antes do aterro, compactação adequada aterro e fornecer certo grau de inclinação na fundação e sobre o edifício para forçar a água para longe da estrutura.

 

Aprenda projetar Estruturas de Madeira

Quer se especializar em Projeto Estrutural de Madeira? Conheça os cursos da Benzor Engenharia e invista agora mesmo na sua carreira.

Clique aqui para saber mais.

Ficou com alguma dúvida?

Deixe abaixo o seu comentário que ficaremos felizes em conversar com você!