COMO EMITIR SEU CREA?

Sabemos que muitas dúvidas aparecem quando chega a hora de emitir o CREA. Por isso, listamos algumas dicas fundamentais para você se organizar e emitir o seu CREA com tranquilidade!

 

Afinal, o que é o CREA?

CREA, ou Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, é o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar atividades profissionais da engenharia, agronomia e suas ramificações (técnico em Edificações, paisagista, etc). O Crea é o maior conselho de fiscalização de exercícios profissional da América Latina.

Além da sua dúvida sobre o que é CREA, você também pode estar se perguntando se é obrigatório para todos os Engenheiros, e sim, é obrigatório o registro para profissionais, toda atividade que exija regulamentação, tem que ter uma fiscalização através do CREA,  todos os profissionais de engenharia e agronomia devem obter o número de registro no órgão.

É o registro concedido a profissionais diplomados por escolas, faculdades oficiais ou reconhecidas cujos diplomas estejam em fase de processamento de registro na repartição competente, para exercício legal da profissão.

 

Formei, e agora? Como posso emitir o meu CREA?

Já se formou e não sabe como tirar o seu registro? Siga estes passos para saber como tirar CREA no estado de Minas Gerais. Caso resida em outro estado, os procedimentos devem ser semelhantes, mas verifique no site do CREA do seu estado para maiores informações.

 

#1 Separe e digitalize seus documentos

Você vai precisar de:

  • Requerimento Prof​issional, devidamente preenchido e assinado pelo requerente.
  • Original e cópia ou cópia autenticada do certificado de serviço militar ou de dispensa deste serviço, desde que atualizado. Fica dispensada a apresentação do certificado militar ao requerente que possuir mais de 45 (quarenta e cinco) anos de idade, conforme art. 74 da Lei nº 4.375/64 de 17 de Agosto de 1964 (Lei do Serviço Militar).
  • Original e cópia ou cópia autenticada do título de eleitor.
  • Original e cópia ou cópia autenticada da prova de quitação com a Justiça Eleitoral.
  • Original e cópia ou cópia autenticada da carteira de identidade. Os documentos aceitos para comprovação de identidade são:
  • Carteira de identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública dos estados brasileiros;
  • Carteira nacional de habilitação (modelo com foto), desde que esteja dentro do prazo de validade;
  • Carteira de identidade emitida por conselhos de fiscalização profissional;
  • Identidade militar, expedida pelas Forças Armadas brasileiras ou forças auxiliares;
  • Carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos e que, por força de lei federal, tenham fé pública e valham como documento de identidade em todo o território nacional.
  • : Quando houver apresentação de documentos que não constem a naturalidade ou havendo abreviaturas nas informações sobre filiação no documento de identidade, deverá ser apresentada original e cópia ou cópia autenticada da certidão de casamento ou certidão de nascimento.
  • Original e cópia ou cópia autenticada do CPF caso não conste na carteira de identidade.
  • Original e cópia ou cópia autenticada do atestado de laboratório ou carteira de doador com o grupo sanguíneo e fator RH (opcional).
  • Uma foto 3×4 recente, colorida, com fundo branco e roupa em cor contrastante.
  • Original e cópia ou cópia autenticada do comprovante de endereço (conta de água, luz, contrato de locação, extratos de cartões de crédito etc.) deve ser apresentado em nome do requerente ou comprovante em nome dos pais, irmão, filho, avós ou cônjuge do requerente desde que seja comprovado o parentesco, através do documento de identidade, certidão de nascimento ou certidão de casamento. Caso o requerente não possua comprovante em seu nome, deverá apresentar declaração firmada pelo interessado.
  • Original e cópia ou cópia autenticada do histórico escolar com indicação da carga horária.
  • Original e cópia ou cópia autenticada do diploma emitido pela instituição de ensino.

Para solicitação de registro, tratando-se de curso de suplência profissionalizante ou certificação por competência, o requerente tem que apresentar o histórico escolar do 2º grau.

Importante:

Somente poderão ser emitidos os registros para egressos de instituições de ensino que antecipadamente tenham encaminhado ao CREA-MG relação de formandos certificando a data da conclusão do curso.

 

#2 Preencha o requerimento

Acesse o site http://www.crea-mg.org.br e clique na aba “Serviços” e depois em “Registro de pessoa física”.

Preencha os campos para seu cadastro, inclusive sua senha. Seu login, inicialmente, será o CPF (por não estar registrado ainda), e a senha será aquela que informou quando se cadastrou. Após a concessão de seu registro, seu login será o número de registro no Crea-MG.

Depois de concluir o preenchimento, clique no ícone “salvar”, no canto superior esquerdo da tela.

Em seguida, aparecerá um Menu e você deve clicar em Registro de Profissional para iniciar seu requerimento.

Preencha todos os campos do requerimento, de acordo com os dados de seu documento de identidade, e informe um endereço no Estado de São Paulo.

Caso não possua endereço neste Estado, você poderá requerer o registro desde que preencha o campo de autorização de envio de correspondência.

Após preencher todos os campos obrigatórios do formulário, clique em Confirmar. Em seguida, será gerado o boleto da taxa de serviço.

 

#3 Pague a taxa

Depois de finalizar seu requerimento, o sistema gerará um boleto de taxa para pagamento no banco. Quando houver o pagamento bancário, seu requerimento será enviado eletronicamente ao Crea-MG, que analisará seu pedido e informará quando o registro for efetuado.

Detalhe importante: seu registro pode ser concedido imediatamente se você fizer uma solicitação de registro provisório (com atestado e sem diploma) e seu nome estiver na lista de concluintes enviada pela Instituição de Ensino em que se formou. Para isso, os dados de seu requerimento (nome, CPF e data de colação de grau ou conclusão de curso) devem conferir com a lista de concluintes enviada pela escola.

Pronto! Viu como não é um bicho de sete cabeças?

 

Agora que você já sabe como emitir o seu CREA com tranquilidade, está na hora de pensar também em realizar alguns cursos de especialização para se destacar no mercado e aprender de forma prática o que faltou na faculdade!

Conheça nossos cursos e entre em contato com nossos engenheiros se precisar de alguma dica sobre as melhores áreas para se especializar!

🌐 Acesse: www.benzor.com.br 

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais para que ele também possa ajudar os seus amigos! também!