INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE SOFTWARES PARA ENGENHEIROS

Se você é Engenheiro ou estudante de engenharia, precisa acompanhar a constante inovação do mercado de softwares para engenheiros. Por isso, desenvolvemos este artigo para você entender melhor o desenvolvimento deste setor.

 

Com a crescente dependência da sociedade em software, sua complexidade e escala continuam a se expandir. Além disso, enquanto se torna mais difundido, o software também se torna mais transparente, com interfaces cada vez mais invisíveis. O software está transformando setores inteiros, como saúde e indústria automotiva. Eletrônicos, software e TI são os principais impulsionadores da inovação em todos os setores.

Um grande desafio para o campo da engenharia de software é trazer uma melhoria radical no processo de produção de software, que afeta a baixa qualidade e a inflexibilidade de seus produtos, além de sérias superações em termos de custo e tempo. Quando a engenharia de software surgiu pela primeira vez como uma subdisciplina separada, o foco inicial era mais no controle do processo de produção do que em alcançar um melhorador radical ao mudar o processo. O resultado dessa visão de controle tem sido uma série de atividades substanciais em áreas como medir o desempenho do sistema e a produtividade do programador e desenvolver técnicas para teste de programa e depuração simbólica. A prática de hoje ainda é amplamente dominada por essa visão de controle e sua subsequente abordagem analítica para melhorar a produção de software.

Este artigo fornece uma visão geral sobre as tendências nos setores controlados por software. Buscamos empresas de tecnologia em todo o mundo em vários setores para identificar para onde eles estão indo e quais tópicos são relevantes para 2020 e além. Vamos descrever as principais tendências e complementá-las com recomendações concretas. Aqui estão as principais tendências de aplicação de software que precisam de seu foco. Então, vamos explorá-los em detalhes:

 

1 – Inteligência artificial

Com o início da inteligência artificial, as máquinas são programadas para realizar as tarefas restritas à mente humana. O software baseado em inteligência artificial pode pensar inteligentemente como seres humanos.

Os subconjuntos de inteligência artificial, como aprendizado de máquina e aprendizado profundo, estão ganhando popularidade constante entre as empresas. Mais e mais empresas estão levando serviços de aprendizado de máquina e soluções como uma necessidade.

A inteligência artificial improvisa tarefas de negócios e as torna simples. Forneceu aos desenvolvedores de aplicativos da Web um suporte brilhante para experimentar. Isso fez com que a IA atingisse assistência médica, bancos, educação, matemática etc.

 

2 – Internet das coisas

Internet das coisas abrange as amplas categorias de dispositivos conectados à Internet. Esses aplicativos se espalharam para os domínios cliente e industrial. Na área de segurança, a internet das coisas está testemunhando demandas exponenciais.

 

A cada segundo, mais de 127 novos dispositivos serão conectados à internet, de acordo com os cálculos de David Evan (ex-pesquisador do CISCO). Isso dá uma ideia sobre o alcance constantemente crescente dessa tecnologia.

Mais de 90% dos automóveis até 2020 serão habilitados com internet, de acordo com as estimativas da PWC. Além disso, de acordo com os dados encontrados pela Statista, havia cerca de 23,14 bilhões de dispositivos em 2018 e o número chegará a 26,66 bilhões em 2019.

 

3 – Tendências linguísticas

Com a introdução de tecnologias de software, linguagens e estruturas também são introduzidas simultaneamente para programá-las. Hoje, o JavaScript e suas várias estruturas são amplamente utilizados pelos desenvolvedores por possuir excelente adaptabilidade para aplicações híbridas.

Para evitar repercussões no final de um projeto de desenvolvimento de software, uma empresa deve selecionar a linguagem ideal para programá-las em um estágio inicial. Você pode avaliar a popularidade e os benefícios de vários idiomas através de dados estatísticos.

Uma pesquisa realizada pela Stack Overflow encontrou a popularidade das linguagens de programação. Nela, o JavaScript estava no topo da lista, dando uma evidência de sua incrível popularidade. Você pode facilmente descobrir quais linguagens estão conquistando um vasto mercado e usá-los de acordo com suas necessidades. As empresas podem utilizar essas informações para planejar seus projetos anuais de desenvolvimento de software personalizado.

 

 4 – Blockchain

2017 foi o ano da blockchain. Agora que o exagero acabou, chegou a hora de aplicativos práticos de bloqueio. Embora muitos ainda estejam hesitantes em suas previsões para blockchain, mas em casos específicos, as empresas podem aproveitar a tecnologia blockchain para melhorar processos internos e garantir a segurança dos dados.

Blockchain é uma rede de dispositivos ponto a ponto interconectados. Essa tecnologia prevê a ausência de bancos de dados centrais, bem como a falta de locais claramente definidos onde todos os dados são armazenados. Os casos de uso aqui são especialmente úteis para os setores da cadeia de suprimentos e de gerenciamento de ativos imobiliários, bem como no gerenciamento de dados de assistência médica. Ao longo da década de 2020, o avançado em tecnologia blockchain melhorará sua usabilidade e aplicativos corporativos.

 

5 – Nuvem distribuída

Os sistemas de nuvem distribuídos prometem trazer uma nova era da computação em nuvem. Esses sistemas distribuem serviços de nuvem pública para vários locais fora dos datacenters de um provedor, mas o provedor ainda os controla. Os provedores de nuvem cuidam da arquitetura, governança, operações, atualizações e entrega de serviços em nuvem.

Como os data centers podem estar em qualquer lugar, os desafios de latência e soberania de dados são reduzidos. Os serviços de nuvem distribuídos oferecem o benefício de um serviço de nuvem pública com os de uma nuvem privada.

 

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais para que ele também possa ajudar os seus amigos a ficarem por dentro dos principais potenciais de avanços tecnológicos promovidos por softwares!