Parceria Benzor – Baja Sae UFMG

A Benzor está à frente no desenvolvimento de soluções em Engenharia e Tecnologia, neste mês, foi realizado uma parceria entre a Baja, projeto extracurricular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Benzor. A empresa parceira juntamente com a Universidade podem se beneficiar com a magnitude e inovação na produção de conhecimento, além da valorização, fortalecimento e reconhecimento da marca.

A Benzor é uma empresa de engenharia que oferece serviços e tecnologias de alta performance, confiabilidade e eficiência e possui como valor a melhoria contínua, dinamismo, flexibilidade e transparência. Atualmente, a equipe do projeto extracurricular da UFMG  é formada por  28 membros divididas em diferente nichos da engenharia, como:  Elétrica, Mecânica, Controle e Automação e  de Produção.

 

  • Engenharia Elétrica

 A engenharia elétrica pode abranger eletromagnetismo, eletricidade e eletrônica. O engenheiro eletricista pode elaborar projetos, construções, dimensionamento e controle elétricos de instalações industriais. Na Baja, o engenheiro eletricista deve ser capaz de lidar com todos os processos que envolvem a energia elétrica iniciando-se pela geração, passando pela transmissão, processamento, execução do projeto e melhorias da parte elétrica.

O núcleo de eletrônica da Baja, é encarregado pelo projeto elétrico do veículo, transferindo dados para o dimensionamento dos componentes mecânicos, sendo ele responsável pela aquisição e tratamento dos dados.

Um engenheiro eletricista é capaz de atuar no planejamento, operação de sistemas elétricos e projeção de circuitos de energia, podendo-se destinar  às redes elétricas, aos circuitos e aos sistemas de geração de eletricidade.

Pode-se encontrar na Benzor, o curso Projetos Elétricos Industriais, o curso é destinado aos Engenheiros Eletricistas, Projetistas e estudantes em áreas correlacionadas. O material didático oferecido pelo curso engloba sete módulos e equivale a 230 horas presenciais, com conteúdo programático como, dentre outros: concepção de projeto, graus de proteção, fundamentos de luminotécnica, fios e cabos condutores, alta tensão, dimensionamento de banco de capacitores, ligação de capacitores, dimensionamento de aterramento, etc.. É importante destacar que todos os cursos oferecidos pela Benzor disponibiliza o Certificado reconhecido pela ABED aos participantes que concluírem o curso, além de suporte técnico com especialistas e acesso vitalício aos conteúdos.

 

  • Engenharia Mecânica

 O ramo da engenharia que envolve a concepção, análise, fabricação, operação e assistência de sistemas mecânicos é a Engenharia Mecânica. O engenheiro mecânico atua em diferentes áreas tais como: de automóveis, aeronáutica e naval e é incumbido por projetar e desenvolver motores, máquinas e sistemas termodinâmicos para indústria. Os profissionais desta área trabalham com ciências físicas e de matemática respondendo às exigências atuais e futuras da industria, introduz modificações estruturais pela habilidade analítica e criativa.

A Benzor oferece, dentro da engenharia mecânica, diversos cursos como:

  • Estruturas Metálicas;
  • Projetista de HVAC;
  • Projetista Mecânico Avançado;
  • Ventilação Industrial;
  • Projetista de Vaso de Pressão;
  • Termodinâmica Industrial;
  • Pontes Rolantes,

A Benzor também disponibiliza o curso Analista Estrutural, curso do atual patrocínio Benzor-Baja. O Analista Estrutural trabalha com um sistema de estrutura, cujas partes são interligadas para suportar determinada carga. Os elementos básicos que constituem as estruturas são: as vigas (usadas para suportar cargas verticais), as colunas (utilizadas para suportar cargas compressivas axiais) e os tirantes (estruturas sujeitas a força de tração). Os elementos estruturais podem ser combinados em determinado projeto formando os seguintes tipos de estruturas: treliças, arcos e pórticos.

O material didático oferecido pelo curso engloba o seguinte conteúdo:

  • Teoria das estruturas;
  • Cálculo das forças de reações em vigas e classificação de vigas;
  • Diagramas de força axial, de cisalhamento e de momento fletor, onde serão apresentados os métodos das seções e do somatório;
  • Conceitos de tensão, aplicando-os nos estudos da flexão e cisalhamento em vigas, tensões compostas e circuito de tensões de Mohr;
  • Teoria da torção e aplicação do método das seções, torção de membros circulares e não circulares.
  • Conceitos de deformação linear e angular, considerando as principais propriedades mecânicas dos materiais isotrópicos como o coeficiente de Poisson, a Lei de Hooke e o diagrama de tensão-deformação, deformação elástica e deformação de vigas sob carregamento axial;

 

  • Controle e automação

 O objetivo dessa engenharia é transformar os processos produtivos manuais em sistema automatizados através do planejamento e desenvolvimento de máquinas e sistemas automáticos. Nessa engenharia é abordado fundamentos de circuitos elétricos e eletrônicos, programação de computadores, acionamentos elétricos, instrumentação, robótica, tecnologia de informação, informática industrial, metodologia de desenvolvimento de projetos, redes e processos industriais, processos mecânicos, comandos hidráulicos e pneumáticos, fundamentos de mecânica dos fluidos, supervisão de processos, transferência de calor mecanismos de controle de processos e as aplicações, etc..

 

  • Engenharia de Produção

A Engenharia de produção é um ramo da engenharia mecânica que se preocupa em otimizar os meios de produção, através do controle de qualidade do produto e gerenciamento da produção aliados ao menor custo de fabricação.

A fim de garantir o melhor rendimento aos processos produtivos, ao engenheiro de produção  é atribuído a concepção, aperfeiçoamento e implementação de sistemas de informática, administração, energia e linha de produção, de forma a integrar equipamentos e matéria prima no controle da produção.

O engenheiro de produção é o profissional capaz de dimensionar e gerenciar processos produtivos alinhando conhecimentos técnicos ao gerenciamento de operações de logística, armazenagem e distribuição.

Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de outras novidades? Então, acompanhe nossas redes sociais!