Hoje vamos te explicar de forma sucinta e clara os motivos que recrutadores não te encontram ou eliminam o seu currículo em uma entrevista.

  • Currículos vazios, se não tem experiência profissional tenha cursos extras que possam colaborar com a empresa. Entenda, se você tem 3 cursos extras o concorrente pode ter 10.
  • Currículos grosseiramente mal formatados, exemplo textos com caixa alta.
  • Você não teve um bom desempenho no último emprego ou não possuía bom relacionamento, isso vai reduzir drasticamente o número de pessoas que vão se empenhar em te ajudar com uma indicação em futuros empregos.
  • Você já teve processos trabalhistas, você pode até acreditar que isso não influencia, mas para vagas em empresas que já tem um processo seletivo maduro certamente você será colocado como uma segunda opção.
  • Você tem um comportamento nas redes sociais
  • Troca de empregos constantemente, existem 2 tipos (aquele que está sempre mudando de empresa e aquele que está sempre sendo demitido)
  • Estar empregado atualmente e procurando um novo emprego (Se você está empregado em uma pequena empresa e buscando em uma grande empresa isso não é um problema, pois entende-se que há fatores relevantes pelo interesse da troca de emprego que não se resumem somente em maior salário)
  • Pessoas que não tem qualificação para vaga que enviam currículo reduzem a qualidade do banco de dados e fazem com que recrutadores deixem de analisar currículo a currículo e pesquisarem currículo por palavras chaves, exemplo MOLDES, NBR8800. Monte seu currículo pensando nas palavras chaves que recrutadores poderão pesquisar em filtros em meio centenas ou milhares de currículos.
  • Currículo empoderado mas entrevista vazia, você pode colocar milhares de coisas em seu currículo, mas mostre domínio e autoridade no que você diz ter experiência.
  • Alguns candidatos costumam elucidar essas frases na entrevista que no final das contas não ajudam em nada (Formei na faculdade X, Tenho CREA ativo, na faculdade eu aprendi isso, eu performo melhor trabalhando sozinho).
  • No caso de candidatos que já possuem experiência, muita das vezes não elucidam o motivo da rescisão do último emprego de forma convincente, você sempre deve pensar que se você não justificar outro concorrente pode fazer isso e isso podem colocá-lo em destaque, porque recrutadores sempre passaram por frustações em contratações passadas e informação pode ser muito fundamental na escolha final.

Exemplo: “O motivo fui demitido por redução de custos não é sempre muito bem visto, nesse tipo de demissão sempre optamos por manter os melhores na equipe”

Então seja claro e coloque isso em pauta na entrevista, exemplo: Você deve estar se perguntando porque fui demitido no último emprego, a empresa perdeu um contrato importante e a equipe tinham 5 engenheiros, foi uma escolha muito difícil para meu antigo chefe, pois ele gostava muito do trabalho da equipe como um todo, sempre tive feedbacks positivos, mas os demais eram casados e veteranos na empresa e eu novo e solteiro, eu no lugar dele eu possivelmente tomaria a mesma decisão. Sei que muitos profissionais são demitidos por falhas técnicas ou comportamentais, mas o meu caso não foi.

  • Você possui qualificação técnica mas não tem perfil comportamental adequado para a vaga, exemplo você é Engenheiro com ampla experiência em um produto e irá atuar no setor de vendas técnicas, isso exige de você, boa apresentação, tom de voz, boa comunicação, linguagem adequada entre outras variáveis, portanto sempre busque aperfeiçoar tanto a parte técnica quanto comportamental.

lembre-se é muito importante qualificação de qualidade, e para isso conte sempre com a Benzor.

www.benzor.com.br