6 dicas para evitar a oxidação dos metais

Entenda o processo de oxidação dos metais

Apesar de ser um dos materiais mais comuns e úteis fabricado no mundo, o aço sempre teve uma grande limitação: ferrugem. Muitas vezes vemos a cor marrom-escura ou vermelha e um material escamoso em pontes e prédios antigos e até mesmo em produtos menores de aço (pregos, barras e chatas) que são deixados em aberto por muito tempo (semanas). Continue a leitura e entenda mais sobre o processo de oxidação dos metais.

A ferrugem ocorre quando o ferro, aço ou outros metais (zinco, níquel, cobre e alumínio etc.) estão em contato contínuo com o oxigênio, liberado pela água, seja em estado líquido ou gasoso (vapor d’água / névoa). O dióxido de carbono no ar em combinação com a água cria um ácido carbônico que decompõe a água ao seu estado molecular (hidrogênio e oxigênio) e faz com que parte do ferro do metal se dissolva.

As moléculas de oxigênio se ligam ao ferro dissolvido, criando óxido de ferro (ferrugem) durante o processo de oxidação metálica. Há alguns catalisadores no processo de oxidação que favorecem esse processo, tais como: água salgada, chuvas ácidas, solo e compostos de enxofre gasoso.

Como somos prestadores de serviços de engenharia, é benéfico entender quais tipos de metais são suscetíveis à ferrugem e como evitar ou combater a ferrugem. Qualquer ferro ou liga de ferro, como aço inoxidável e galvanizado, será suscetível à ferrugem.

Agora, isso não quer dizer que outros metais não corroerão, mas não enferrujam. A oxidação é um fenômeno ao qual todos os metais estão susceptíveis, mas apenas após a intensa ação do oxigênio a falta de cuidado com material que o processo resultará na corrosão (processo mais avançado) e criará camadas de óxido de ferro (ferrugem).

A primeira área em que a ferrugem é comumente encontrada em uma casa é na fundação. Embora você possa pensar que a fundação é apenas de concreto, mas não é o caso. Quando o concreto é despejado, o uso de vergalhões de aço para reforçar o concreto é comum. Na maioria dos casos, o concreto efetivamente cobre todo o vergalhão, no entanto, se o concreto não estiver vedado corretamente, a umidade penetrará nele e, ao fazê-lo, iniciará o processo de oxidação.

A detecção desse processo pode ser muito difícil visto você não pode ver o vergalhão. O que você pode ver é a superfície do concreto, é importante inspecionar o concreto na busca por fraturas. Quaisquer rachaduras ou lascas no concreto serão um ponto de entrada fácil para a umidade chegar ao vergalhão e começar o processo de ferrugem, colocando em risco toda a estrutura e resultando em danos materiais e imateriais.

Outra área em uma casa onde a ferrugem é comum é no telhado, especialmente telhados que são de aço. Isso ocorre mais comumente quando um telhado de aço é revestido com um selador sem primeiro ser limpo e raspado. Como resultado, a umidade presa sob o selador levando a problemas de ferrugem.

 

Pode ocorrer ferrugem no aço inoxidável?

O aço inoxidável é uma liga ferrosa resistente à corrosão que combate a oxidação com a adição de cromo. Diferentes porcentagens de cromo são usadas para torná-lo resistente ao uso regular ou uso pesado em ambientes salinos.

No entanto, até mesmo o aço inoxidável pode enferrujar! Todo o ferro que é utilizado na composição de um metal só precisa ter exposição para reagir com o oxigênio, embora esteja contando com a camada passiva de “vedação” de óxido de cromo para protegê-lo.

A camada de óxido de cromo tem apenas algumas moléculas de espessura e não é formada instantaneamente. Quando o aço inoxidável é produzido, este é limpo com um ácido ao qual remove qualquer depósito de ferro, sal ou gordura no nível da superfície que possa afetar a ação química do cromo.

Como esse filme passivo é um produto químico, este pode ser interrompido por diferentes fatores. Uma temperatura acima de 400 °C pode causar alterações moleculares no cromo que impedem a oxidação, portanto a ferrugem pode se acumular em torno do local de uma solda em aço inoxidável.

Em outros casos, a camada de óxido de cromo pode ser comprometida pela rápida mudança térmica, abrasão, rachaduras, ação de sal, ácido. Por fim, se o aço inoxidável entrar em contato com muitos materiais férricos, a porcentagem localizada de cromo poderá cair abaixo da porcentagem mínima necessária para manter um filme impermeável (limite inferior de 10,5%) e possibilitar a oxidação.

Assim, com o objetivo de remover o início da oxidação de uma placa aço inoxidável com lã de aço, pode piorar um problema de ferrugem! À medida que o cromo é desgastado, as moléculas de aço podem se tornar parte do metal, diminuindo o teor de cromo local. Quando ocorre a falha da proteção do cromo no aço inoxidável e o ferro é exposto ao oxigênio da água e ar, e então a ferrugem se instala.

 

6 dicas para evitar ferrugem

  1. Mantenha o ambiente limpo e seco

A água é o inimigo número um quando se trata de ferrugem porque é o oxigênio nas moléculas de água se combina com o ferro para formar óxido de ferro. É por isso que metais deixados ao ar livre, como carros, portões ou tanques têm maior probabilidade de enferrujar. Se o objeto estiver localizado em um ambiente interno úmido, como uma garagem ou porão, instale um desumidificador. Qualquer tipo de lama ou sujeira aderida à superfície pode conter água, por isso é importante manter os metais limpos e secos.

  1. Evitar arranhões ou danos

Arranhões ou rachaduras no metal expõem mais metal e retêm a água, permitindo que ela permaneça em contato com o ferro. É por isso que o aço laminado a frio é mais resistente à corrosão do que o aço laminado a quente, porque a laminação a frio cria uma superfície mais lisa, sem textura, que pode captar e reter a água.

  1. Aplique um revestimento protetor

Os produtos de prevenção de ferrugem comercialmente disponíveis na forma de sprays de aerossol ou líquidos (tintas) criam uma camada impermeabilizante e reduzem a ação do oxigênio com o metal.

  1. Use Aço Inoxidável

As ligas de aço inoxidável contêm ferro, mas resiste à ferrugem, pois também contém uma alta porcentagem de cromo, que é ainda mais reativo do que o ferro. O cromo na liga se oxida rapidamente para formar uma camada protetora de óxido de cromo na superfície do metal, impedindo que o oxigênio atinja o aço subjacente.

  1. Use Metal Galvanizado

A galvanização é um processo usado para preservar o aço livre de ferrugem por muitos anos. No processo de galvanização, uma peça de aço é revestida com zinco líquido. O zinco protege o aço de três maneiras diferentes. Primeiro, o revestimento de zinco atua como uma barreira impedindo que o oxigênio e a água atinjam o aço.

Em segundo lugar, mesmo que o revestimento seja arranhado, o zinco continua a proteger as áreas próximas do metal por meio de proteção catódica. E terceiro, o zinco é altamente reativo ao oxigênio e forma rapidamente uma camada protetora de óxido de zinco que impede o ferro de continuar oxidando.

  1. Manutenção regular

Como a ferrugem se espalha rapidamente, é importante eliminá-lo assim que ele aparecer. Em seguida, esfregue com água morna e sabão e aplique outro revestimento protetor para evitar mais oxidação.

 

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais para que ele também possa ajudar os seus amigos!

 

 

 

 

 

Gostou deste conteúdo?

Array
100% LikesVS
0% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados