CYPE3D 2024 – Tudo mudou

Veja em detalhes as principais mudanças do Cype3D 2024, essa atualização separa dois tempos: antes e depois de 2023.

Consideração opcional de excentricidades de barra no cálculo

Até a versão 2024.e, as excentricidades definidas em barras do menu barra sempre afetavam o modelo de cálculo.

Desde a versão 2024.e, o usuário tem a opção de considerar ou não excentricidades no cálculo. Quando a opção não é ativada em uma barra, ela é considerada centralizada no modelo de cálculo.

Camadas capturáveis ou não capturáveis

A partir da versão 2024.e, você pode selecionar se os elementos em cada camada são capturáveis ou não capturados.

Em “Gerenciamento de camadas”, a coluna “Capturavel” é adicionada.

Ao desmarcar a opção em qualquer camada, não será possível capturar os elementos que pertencem a essa camada.

Cálculo de flambagem (estabilidade global) (novo módulo CYPE 3D)

A partir da versão 2024.d, a análise de flambagem linear pode ser realizada. A análise de flambagem linear permite determinar os fatores críticos de carga e as deformações de flambagem da estrutura para cada combinação analisada, resolvendo um problema de autovalores.

Barras carregadas somente a tração

Até a versão 2024c os contraventamentos só podiam ser lançados com algumas limitações, sendo obrigatório você ter os 4 lados fechados e o ângulo entre uma barra e outra teria de ser obrigatoriamente de 90° OU mais

Além disso todos os tirante precisavam ter o mesmo diâmetro, o mesmo material além de ter que cumprir uma relação onde que a área total da seção dos tirantes daquele quadro fosse menor que 20% da área total do quadro.

Combinações para métodos não lineares:

Patamares de carga: Fragmentação da carga total em n partes para ser aplicado dentro do processo de calculo incremental e interativo até que a carga total de 100% seja aplicada.

Se a carga a ser considerada em um perfil for de 100kg (resultado final de uma dada combinação de carga) e o patamar de carga estiver configurado em 10, significa que ele rodará cálculos aplicando a carga gradativamente de 10 em 10kg até alcançar a carga máxima de 100kg

Iterações: Numero de iterações que serão feitas em cada patamar de carga, se configurado como 25, serão feitas 25 iterações para carga de 10kg+ 25 na carga de 20kg + 25 na carga de 30 e assim sucessivamente. As iterações serão as tentativas de solucionar a equação para aquele patamar de carga até se ter um equilíbrio da equação.

Pode configurar até 100 iterações

Tolerância: Durante o processo de cálculo de equilíbrio de duas equações, cujo objetivo é literalmente encontrar uma solução para que o resultado da equação 1 se iguale ao resultado da equação 2. A questão é 9,9999 pode ser considerado que = 10? Bom você decide isso configurando a tolerância que por padrão é 0.000000010

Ou seja estamos buscando precisão na 8° casa decimal, ou seja aqui o pequeno detalhe faz a diferença na precisão do cálculo.

O que acontece se na análise do primeiro patamar de carga durante os 25 processos iterativos ele não encontrar uma solução dentro da tolerância de divergência de 0.000000010, ele repete o processo N vezes de acordo com o configurado em tentativas.

Levantamento de apoio

Assista o vídeo abaixo para entender melhor:

Quer aprender tudo sobre projeto de estruturas em aço em mais de 400 aulas de projeto? Acesse Curso Projetista de Estruturas Metálicas – Benzor Engenharia

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados