Hoje você vai entender o fluxo de modelagem de um galpão. Eles podem ter inúmeros formatos, mas a sequência de execução sempre fica dentro desse script de execução. Este é um modelo simples. Sempre que encontrar simetrias, tente fazer as movimentações dentro do software com o menor número de interações possíveis.
- Passo 1 – Modele o pórtico.
- Passo 2 – Crie as layers de cada elemento que compõem esse pórtico.
- Passo 3 – Copie e cole os pórticos até que se tenha o comprimento desejado. Se você não sabe qual a distância ideal, você entenderá isso melhor nas aulas de cálculo dentro do curso Projetista de Estruturas Metálicas.
- Passo 4 – Crie a terça da cumeeira de um dos lados da estrutura.
- Passo 5 – Rotacione a terça para que fique alinhada com a inclinação da estrutura.
- Passo 6 – Copie e cole essas terças na estrutura de tal forma que as telhas possam ser montadas em função do comprimento delas.
- Passo 7 – Faça o espelhamento dessas terças para o outro lado da cobertura.
- Passo 8 – Faça o lançamento das travessas laterais e do fundo.
- Passo 9 – Crie o contraventamento em uma das extremidades da cobertura, tanto na lateral quanto nas águas. Não é obrigatório, mas não usá-los terá consequência de grandes momentos atuantes nos pilares, então é necessário um grande motivo para eliminar esses contraventamentos.
- Passo 10 – Copie e cole esses contraventamentos para outros pontos chave da estrutura, como centros e extremidades.
Agora que isso foi feito, faça uma varredura observando a orientação dos perfis para quando aplicarmos as cargas, as resistências dos perfis sejam apontadas corretamente. O próximo passo é aplicar as cargas cuidadosamente. Quanto maior for a estrutura e mais configurações forem necessárias, melhor deve ser sua gestão operacional do projeto. Você aprende todos esses detalhes na íntegra no nosso curso Projetista de Estruturas Metálicas.