Aprenda 04 passos fundamentais para alavancar a carreira como Projetista
Muitos engenheiros e estudantes de engenharia mecânica sonham em se tornar um projetista de sucesso. Nesse artigo, vamos te mostrar o passo a passo para você se tornar um projetista de valor.
O que preciso fazer para ser um bom projetista de estruturas metálicas?
Primeiramente saiba que não será fácil, mas se você chegou até aqui, já deu um primeiro passo muito importante. Você vai precisar de muito conhecimento técnico e prático na engenharia. Muitos projetistas obtêm o conhecimento técnico na convivência diária com seus colegas de trabalho, vivenciando e superando desafios a cada projeto que surge. No entanto, esse processo de obter conhecimento é mais demorado e existem opções melhores que vão acelerar o progresso da sua carreira.
Separamos abaixo para você os 4 passos necessários para crescer na sua carreira de projetista.
Passo 1 – Aprenda de forma consistente os conceitos e pratique
Saia da zona de conforto e seja curioso. Surpreenda seus colegas de trabalho com conceitos que eles desconhecem. Isso vai demonstrar que você está ávido em aprender novos desafios.
Hoje em dia existem softwares com diversas funcionalidades e você pode se tornar um expert em pouco tempo. Portanto, estude a fundo e busque se tornar um usuário avançado em qualquer software que usar. Isso vai criar autoridade e você passará a ser uma referência para os outros.
O conhecimento técnico depende da sua disciplina e dedicação. Lembre-se de que para ser um bom usuário sem ter a teoria, a ferramenta não serve para quase nada.
Passo 2 – Crie uma rede de contatos e aprenda a crescer profissionalmente com esta rede.
Além de abrir portas, o networking é excelente para troca de conhecimentos e informações de forma natural, sendo uma via de mão dupla onde todos saem ganhando.
Aprender sozinho na base da tentativa e erro pode ser uma armadilha que pode arruinar a sua reputação diante de tantos problemas que enfrentar.
A nossa dica aqui é: comece trabalhando para pessoas que já estão no mercado, em fábrica ou escritórios de engenharia. Procure se conectar com pessoas que estejam mais alinhadas com o seu trabalho e que podem te ajudar no futuro.
Passo 3 – Busque um nicho
Dentro do mercado de estruturas metálicas, existem diversos nichos, como por exemplo: coberturas comerciais, galpões industriais, estruturas de processo, estruturas offshore (Petrobras), torres de transmissão, subestações, torres de telecomunicações, etc.
Para cada nicho há exigências específicas e que vão demandar o uso de plataformas diferentes de software. Se preferir, acesse nosso site e confira a imensa variedade de cursos disponíveis para especialização.
Atualize-se para atender o que o mercado precisa para entregar projetos. Seja prático e saiba sobreviver nos diferentes ambientes e desafios que o mercado oferece. Busque um nicho, mas saiba ser um profissional versátil.
Passo 4 – Procure a especialização contínua
Com o desenvolvimento da tecnologia, que avança na velocidade da luz, as mudanças no mundo acontecem em espaços de tempo cada vez mais curtos. Portanto, é sua obrigação estar atento às novas exigências do mercado e buscar aprender novos conhecimentos.
Participe de palestras, congressos e seminários voltados para engenharia para estar por dentro de tudo o que está acontecendo. Esses eventos são primordiais para trocar experiências e conhecer as novidades que impactam de maneira positiva na qualidade dos serviços.
Busque também aprender uma segunda língua, de preferência o inglês, que muitas publicações com informações novas sobre diversas áreas estão disponíveis nesse idioma e que podem ser acessados pela internet.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe! Mas lembre-se: atente-se a estas dicas, mas não se dê por satisfeito. Busque o melhor todos os dias para a sua carreira. Leia outros artigos no Blog da Benzor Engenharia e acompanhe nossas redes sociais para se atualizar.