GEOMETRIA

Para aqueles que já dominam o cype3d modelar essa estrutura é uma tarefa simples, o erro mais comum de iniciantes nesse tipo de estrutura são cargas conectados fora dos nós e a orientação do perfil.

CUIDADO COM O TIPO DE NÓ

Nós das treliças devem ser articulados, elas foram feitas para que as barras trabalhem sobre pressão e compressão, se você engastar ocorrerá transferência de momento para as barras.

CUIDADO COM CARGAS FORA DO NÓ

Um barra conectada no meio de uma barra de uma treliça provoca um momento, e descaracteriza o fundamento pela qual usamos uma treliça em um projeto.

FLAMBAGEM NO PLANO

Uma dúvida muito frequente de projetistas é saber como configurar flambagens, vamos explicar isso da maneira mais simples possível.

ONDE A FLAMBAGEM IMPLICA – ESBELTEZ

QUAIS SÃO OS COEFICIENTES

FLAMBAGEM NO PLANO

ENTENDENDO O CONCEITO

Para todo perfil existem 2 planos para serem travados xy e xz ou falando na língua do iniciante, você pode trava-los (“nas costas ou na frente”) ou (“dos lados”). O objetivo aqui é avaliar quais bloqueios temos para impedir uma flecha de uma barra.

Tudo que você precisa fazer para analisar é olhar para apenas uma plano da estrutura de cada vez, a análise que fazemos para um lado é mês que fazemos para o outro.

O QUE CONFUNDE VOCÊ:

Observe na figura do lado esquerdo circulado de vermelho 2 nós, eles podem confundir você, esses nós são falsos, pois fazem parte do outro plano de barras de uma travessa. Veja a figura à direita.