Energia Solar: Conheça 05 tendências para o Futuro

Separamos 05 tendências que demonstram a grande evolução do setor. Confira!

Um novo estudo da Agência Internacional de Energia (IEA) prevê crescimento de 30% do uso de energia solar no mundo em 2022. O Brasil foi um dos 20 países líderes em capacidade instalada de energia solar no mundo. A IEA também salienta que novos investimentos devem se expandir nos próximos anos.

Ampliar o uso de energia renovável é um dos esforços globais para neutralizar a emissão de carbono e promover um futuro sustentável com mais qualidade de vida para as próximas gerações.

1 – Custo de aquisição de projeto solar será mais barato:

Nos últimos 40 anos, o preço das células fotovoltaicas caiu de US$ 76 para US$ 0,30 de acordo com um estudo recente promovido pela ABSOLAR. Isso ajudou a reduzir os custos dos investimentos em sistemas solares de todos os portes.

A tendência é que, em um futuro próximo, o custo da matéria-prima se torne ainda mais barata, o que facilitará o processo de aquisição.

Outro fator relevante a ser mencionado é a concorrência, que chega com preços mais atrativos para o consumidor, que se beneficia dessa estratégia.

2 – A energia solar será a principal fonte de energia renovável do mundo:

A energia solar é uma solução para o desenvolvimento sustentável não só do Brasil, mas em todo o planeta.
Tendo em vista os altos níveis de poluição e crises energéticas, o uso da energia solar tem se expandido significativamente e se tornará a principal fonte energética do mundo, no futuro.

3 – O uso de energia solar empresarial vai aumentar:

Um dos principais fatores que vai ampliar o uso de energia solar pelas pequenas e médias empresas é a relação-custo benefício. A fonte fotovoltaica possui uma série de vantagens, como a possibilidade de expansão e a economia gerada.

Além da redução de custos, a energia solar ajuda as empresas a se tornarem mais competitivas e molda a cultura organizacional do negócio, ampliando a conscientização dos colaboradores na redução de poluentes.

4 – A energia solar vai produzir mais empregos:

Em 2020 o setor fotovoltaico gerou mais de 86 mil empregos só no Brasil, mesmo com a pandemia. Com a população cada mais vez consciente e interessada no uso da energia solar, aumentou também a demanda por profissionais habilitados e engenheiros capacitados na execução de projetos de energia solar.

5 – Armazenamento de Energia Solar:

O mercado da energia solar é um dos que mais promove inovação no mundo. No entanto, um dos maiores desafios do setor é o armazenamento de energia.

Certamente, no futuro, mais empresas surgirão com novas soluções em sistemas de armazenamento de energia solar, o que vai impactar o futuro do país em termos econômicos.


Gostou deste conteúdo?

Array
100% LikesVS
0% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados