Entenda mais sobre o uso da tecnologia na construção civil e suas vantagens.
O uso das tecnologias e digitalização requer uma mudança de cultura em toda a organização, por isso que não se trata apenas de comprar o software qualquer.
O ramo da engenharia civil precisa de uma transformação que cause impactos em todas as suas áreas, desde o escritório até o canteiro de obras, ou seja, com o envolvimento de todos os profissionais para obter resultados significativos.
Aumento da Produtividade:
A transformação digital possibilita otimizar e eliminar processos que resultam em pouco valor. Em resumo, elas ajudam a aumentar a produtividade na engenharia. E esse problema ainda é muito grande na construção civil.
Um estudo realizado pela Autodesk mostrou que 35% do tempo dos gestores de uma obra é gasto em atividades que não agregam valor. Isso representa mais de 14 horas por semana por pessoa. Além do mais, o mesmo estudo indica que 13% do tempo gasto é procurando dados e informações sobre projetos. Portanto, mais de 5 horas por semana por pessoa.
Eficiência na Gestão de equipes:
É provado um aumento de eficiência na gestão de equipes quando se juntam processos e tecnologia ao modo como se conduz os times na construção civil. Isso traz um nível de colaboração, transparência e eficácia muito maior do que uma simples digitalização é capaz de alcançar.
Gestão da qualidade na engenharia:
Na gestão da qualidade que conhecemos atualmente, a verificação dos serviços é feita de forma manual, com checklists e fichas de verificação de serviços em papel. Isso acarreta em grande desperdício de tempo a gastos desnecessário. Outro ponto negativo é que é muito difícil documentar e organizar tudo usando apenas o papel, pois o volume de dados bastante volumosos.
A saída para isso é a adoção de sistema de gestão da qualidade 4.0, no qual os conceitos de transformação digital são aplicados de forma integral, você resolve todos esses problemas. O sistema da qualidade 4.0 consegue garantir o padrão de qualidade da sua obra como um todo, não apenas para vistorias de rotina, mas para seguir no dia a dia tudo o que planejou antes de a obra começar.
Obras mais enxutas e rápidas:
A transformação digital também busca realizar projetos de forma mais rápida, se comunicar de forma mais eficiente e realizar as tarefas sem retrabalhos, com qualidade garantida. E o resultado são obras se tornando mais rápidas e enxutas.
Outra vantagem são os ganhos financeiros para a empresa, já que você não tem custos com processos desnecessários e consegue ter margens diferenciadas em seus projetos, sendo um grande diferencial competitivo.
Previsibilidade e redução de riscos:
Outro grande benefício da transformação digital é o da previsibilidade, que ajuda na prevenção de riscos e na resolução de problemas.
Sendo um gigante diferencial competitivo, isso reflete em uma obra com uma maior aderência entre o planejamento x realizado. Logo, o sistema de gestão da produção efetivamente agrega valor para o dia a dia do gerente de obras, mesmo que a empresa não tenha uma grande infraestrutura de apoio à gestão.