Estratégias importantes para o seu crescimento como engenheiro.
Ter conhecimento profissional relevante é extremamente importante para grande parte das empresas (isso não restam dúvidas).
Conforme uma pesquisa realizada pela Economia Uol, aponta que 37% da população que foram entrevistadas citam a ascensão de uma organização (experiência, títulos, certificados, habilidades interpessoais e cursos capacitores) como um passo importante para o crescimento profissional.
Construa um planejamento e médio e longo prazo
O crescimento profissional não acontece do nada, por este motivo se faz necessário um bom planejamento a médio e longo prazo. É fundamental obter metas e possíveis caminhos para chegar ao sucesso.
Perder-nos e ficar em dúvida relacionado às nossas carreiras é fácil quando não se tem um foco bem definido.
Aprimore seu currículo
Otimize e melhore seu currículo se baseando em seus propósitos no presente e futuro.
Dicas de como montar seu currículo:
- Principal formação;
- Principais experiências profissionais;
- Principais cursos;
- Objetivos profissionais.
Mostre para chefes, gerentes e recrutadores seu potencial, que é competente e disposto em se manter atualizado. São informações que levam ao crescimento profissional.
Aposte em sua capacitação
Busque sempre por qualificações, como investir em cursos, palestras e seminários.
Mantém-se atualizado com as necessidades em seu setor no mercado, você terá destaque e aumentar suas chances de crescimento profissional.
Faça networking
É uma das habilidades imprescindíveis para quem tem visão de crescimento profissional no futuro, não só para ajudar a conseguir um melhor posicionamento, e se bem feito, o networking pode ajudar a melhorar seu desempenho na empresa; acelerar alguma solicitação com os cargos superiores; aumentar sua chance de receber promoção e melhorar a cultura da empresa e o relacionamento com todos.
Invista em habilidades interpessoais
Bom relacionamento e comunicação com outros integrantes da equipe e a capacidade de resolução de problemas, são bem visto pelas empresas, considerando as habilidades sociais mais tão importantes quanto habilidades técnicas.
Conseguimos entender que o crescimento profissional é desenvolvido aos poucos durante a carreira. É importante estar atento em cursos profissionalizantes, objetivos de médio e longo prazo e se o networking está em dia.
Estar sempre atento às oportunidades que possam surgir, buscar por mais responsabilidades e estar à disposição para novas demandas.