Saiba como a tecnologia impacta no dia a dia do engenheiro mecânico.
A Engenharia Mecânica e a tecnologia são áreas absolutamente complementares, isso apesar de muitos profissionais acharem que uma concorre com a outra. Afinal, se analisarmos a fundo, todo o avanço tecnológico dos últimos tempos conta com a participação de engenheiros mecânicos.
É muito fácil notarmos a mão dos engenheiros mecânicos em vários produtos e tecnologias do nosso dia a dia: de turbina dos aviões até um simples ar-condicionado em nossa residência. Dentre esses equipamentos, também podemos incluir aparelhos de Biomedicina, máquinas da indústria automobilística e muito mais.
Funções de um engenheiro mecânico:
O engenheiro mecânico é responsável pelo desenvolvimento, projeto e manutenção de sistemas e equipamentos mecânicos. Este profissional supervisiona e projeta equipamentos e máquinas que serão utilizados tanto por pessoas no dia a dia como por indústrias.
Do setor automobilístico, siderúrgico, refrigeração e muitos outros são bastante comuns vermos o engenheiro mecânico atuando com as suas várias competências.
Mesmo sendo uma profissão bastante antiga, foi com a Revolução Industrial e o advento das máquinas a vapor que a Engenharia Mecânica foi oficializada. Desde então, o avanço obtido atingiu grandes proporções.
Como a tecnologia influencia na Engenharia:
Os smartphones, aplicativos, redes sociais, dentre outros, são aparatos naturais para as pessoas hoje em dia. Porém, essas modernidades não estavam presentes há cerca de 40 anos. Logo, o que hoje parece comum é o resultado de muito desenvolvimento.
A partir dessas mudanças tecnológicas, o processo industrial é automatizado e envolve a digitalização das informações. Logo, a rotina de um engenheiro mecânico é repleta de tecnologia, em várias etapas do trabalho industrial.
Um exemplo muito comum disse é que no momento de projetar, existem softwares que efetuam cálculos e elaboram desenhos técnicos. Da mesma forma, durante as operações produtivas, equipamentos e máquinas misturam sistemas tecnológicos e mecânicos.
Diversos projetos de Engenharia Mecânica ganham uma solução de TI muito robusta, com softwares de ponta. Mas o avanço da tecnologia é bem mais abrangente. Uma inovação importante, por exemplo, foi a redução de custos. Com os vários programas de informática disponíveis, o cálculo dos insumos se tornou mais preciso. Logo, as empresas começaram a gastar menos para produzir determinados itens.