Análise Estrutural Mecânica: o que é e como fazer

Entenda mais sobre análise estrutural mecânica e o seu processo.

A análise estrutural é um ponto de extrema importância para qualquer projeto mecânico tanto para inovação quanto para adaptação mecânica. É um dos métodos usados para análise de comportamento de elementos mecânicos e estruturais quando submetidos a esforços e cargas dinâmicas ou estáticas.

Portanto, a análise estrutural vai muito além de uma análise lógica, é uma análise densa que compreende movimento de estabilidade atrelado a teorias físicas e matemáticas requisitadas para deslocamentos naturais dos elementos estruturais.

Modelagem da estrutura:

Sendo a primeira etapa, a realização de uma análise de estruturas é o desenvolvimento de um desenho em 3D, isso é possível com utilização de um software de CAD que represente as dimensões reais da estrutura e todos os seus detalhamentos. Um dos exemplos mais comuns de softwares é o solidworks.

Definição dos materiais:

Em seguida da etapa de modelagem, é fundamental definir os materiais presentes na estrutura, de forma que estejam configuradas todas as propriedades mecânicas e térmicas do material, para que seja realizada a simulação da reação aos esforços e cargas na estrutura da maneira mais verídica e realista possível.

Definição da malha:

O método dos elementos finitos consiste em subdividir o corpo em fragmentos, onde os esforços sobre cada subestrutura serão analisados individualmente. Desta forma obtêm-se uma maior precisão da influência que a atuação das forças terá sobre o corpo.

Definição dos parâmetros de simulação:

Momento da etapa de simulação, são inseridos todos os parâmetros físicos, como as forças que atuam no sistema e seu posicionamento, a velocidade e aceleração com a qual as peças estão se movendo, entre outros. Também é definido se será realizada uma análise estática ou dinâmica.

Análise dos resultados:

Chegando à etapa final, a simulação estrutural consiste em avaliar os resultados da atuação das forças no sistema determinado. Portanto é a fase principal da simulação, pois é a partir desses resultados que poderemos chegar em decisões concisas sobre a resistência da estrutura mediante os esforços a ela aplicados.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados