03 Armadilhas que o Projetista pode cair em sua carreira

Quando estamos começando uma carreira, podemos ficar tentados a tomar algumas atitudes que na verdade não passam de armadilhas.

Para que você não caia em qualquer uma dessas 4 armadilhas que vamos citar abaixo, leia esse conteúdo até o final.

ARMADILHA 1: Cobrar barato

“Vou cobrar baratinho pra não perder esse cliente, só desta vez”, e lá vai você, cobrar mil reais pra ficar 3 semanas debruçado no projeto estrutural de um sobrado de 300m².

Você quer ficar conhecido por ser o que cobra mais barato ou o que entrega o melhor projeto?

Em vez de desvalorizar o seu trabalho cobrando um valor extremamente baixo por medo de não fechar com clientes, saiba “vender seus serviços antes de dizer o preço”.

Monte uma proposta atraente mostrando ao cliente o porquê ele deve contratá-lo (projeto apresentável e de fácil compreensão, compatibilização, economia no dimensionamento, suporte à dúvidas durante a execução…) e venda essa ideia antes do seu preço.

ARMADILHA 2: Fazer projeto sem sondagem

“Esse cliente está dando trabalho, não quer pagar a sondagem. Vou jogar uns valores baixos pro SPT e dar uma leve superdimensionada que dá certo”, e lá vai você brincar de projetista mãe Diná, sem botar na conta que o solo não estudado é uma caixinha de surpresas que pode levar a casa do seu cliente à ruína.

Essa armadilha pode acabar com a sua carreira. A sondagem é requisito obrigatório para dimensionar fundações; é impossível projetar uma fundação segura que se apoie em um solo totalmente desconhecido por você.

Se você perceber que na sua região os clientes têm dificuldade em aceitar a ideia de que devem fazer sondagem, faça uma parceria com uma empresa de sondagens da sua região e coloque o valor da mesma embutido nas suas propostas futuras!

ARMADILHA 3: Fazer projeto fora da norma

“Vou usar pilar de 12cm. Afinal, o que que tem de mais? A gente já fazia assim antes”, e você esquece que se der qualquer pepino na obra e seu cliente acionar o código do consumidor, o primeiro a dançar é quem fez qualquer coisa que seja fora de norma.

O artigo 39, inciso VII, do Código de Defesa do Consumidor, proíbe a prestação de serviços em desacordo com as normas específicas (ABNT, por exemplo). Ou seja, O CDC transformou o ato de projetar de acordo com a Norma em lei. E agir contra a lei é a pior coisa que você pode fazer em sua carreira.

Agora que você já sabe quais são armadilhas que você deve evitar na sua carreira, conheça nossos cursos que vão te ajudar a ser um projetista de alto valor.

Gostou deste conteúdo?

100% LikesVS
0% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados