Os principais medos e dificuldades enfrentados por engenheiros no início da profissão.
Normalmente os estudantes de engenharia entram na faculdade com a ideia de que vai aprender todas as terias e habilidades possíveis e também aprenderá como lidar com o dia a dia dos projetos com muita coragem e facilidade.
Porém a faculdade ensinará aos futuros engenheiros e engenheiras conceitos e técnicas básicas para planejar e executar um projeto. As habilidades mais aprofundadas e a coragem para lidar no dia a dia de trabalho só são possíveis ser conquistado pelo esforço próprio do engenheiro.
Infelizmente ainda não criaram um curso ou aula de como ter coragem na execução dos seus projetos de engenharia.
Mas fique tranquilo, ninguém nasce sabendo tudo. Você vai conseguir as habilidades e coragem necessárias para exercer a sua profissão com muita primazia. Basta acreditar!
Segue abaixo os medos mais comuns que travam os engenheiros recém-formados:
1. Medo de não saber executar o projeto
É claro que você não sairá da faculdade dominando todas as habilidades necessárias para desenvolver e acompanhar projetos mais complexos do dia a dia. Não conhecemos todos os métodos de forma prática, porém, temos muitas possibilidades para nos especializar.
Uma das estratégias que sugerimos é mapear todas as suas dificuldades e dúvidas referentes aos métodos necessários para desenvolver o seu projeto.
Se você se deparou com projetos similares na faculdade, você deverá analisar e refletir sobre quais processos você precisa dominar, quais as sequências corretas, o tempo estimado em cada serviço e muitas outras.
Registre todas as dúvidas e liste-as:
- Já executei ou vi executando.
- Nunca vi executando, mas tenho uma noção;
- Não faço ideia como se executa.
É neste momento que você identifica o seu grau de conhecimento a respeito de cada assunto e começará a buscar os conhecimentos fundamentais.
2. Medo de liderar
Vale lembrar que não são todos que possuem habilidades de liderança. Saber lidar com projetos, pessoas, prazos, orçamentos, funções, dar ordens etc. são tarefas complexas de serem feitas e exigem uma certa experiência profissional.
No momento em que você precisar dar ordem a alguém, é preciso que você saiba muito bem o que está fazendo. Se você identificar que alguém está executando o trabalho de forma errada, é necessário que você não só aponte o erro, mas explique o porquê está errado e como é a maneira correta de fazer o certo.
Como engenheiro, você precisa convencê-lo da forma mais educada possível, sem deixar de ser assertivo em suas ordens nos projetos.
Lembre-se que arrogância é uma das coisas que mais atrapalham um líder. Saiba ouvir os argumentos das outras pessoas e aja com naturalidade.
3. Medo de tomar decisões erradas
Assim que você começar a ganhar mais experiência, os desafios começarão a crescer. Vão aumentando as responsabilidades e as decisões começam a ficar mais complexas.
E é diante de cenários complexos que os engenheiros ficam com medo de tomar decisões erradas.
Uma dica precisa é: nunca tome uma decisão complexa e difícil no calor das emoções. Pense muito bem antes de dizer algo, pois argumentos feitos de forma imediata pode surtir um efeito não desejado.
Se não souber o que dizer diante de uma decisão, peça um tempo e informe que vai pensar a respeito do assunto com calma.
Reflita bastante sobre todas as possibilidades, os prós e contras de cada decisão tomada. E nunca esqueça: não delegue para outras pessoas aquilo que só você pode decidir.
4. Medo de ter prejuízo
A falta de conhecimento de técnicas de planejamento de determinado projeto de engenharia faz com que os engenheiros têm medo em ter prejuízo ou extrapolar o orçamento do projeto.
Busque conhecimentos a fundo sobre o planejamento de projetos de engenharia, como o planejamento de obras, por exemplo. Lembre-se que é preciso ter em mente quais os serviços que normalmente gastam mais e como o engenheiro pode economizar sem perder a qualidade.
Outro ponto comum do medo em ter prejuízo é o fato de não conseguir cumprir o prazo do projeto. Por isso, você deve ser uma pessoa chata quando o assunto é o cumprimento de prazos.
Domine a sequência de serviços, planeje o cronograma de modo eficaz e fique em cima na supervisão para que os serviços sejam cumpridos no prazo certo.