Conheça 05 áreas bastante desejadas por engenheiros mecânicos.
A engenharia é um campo de estudo bastante amplo, com diversas especialidades e áreas de atuação profissional. E no caso da engenharia mecânica não é diferente.
Os engenheiros mecânicos são profissionais que atuam em áreas fundamentais e que desenvolvem projetos em diversos setores de trabalho necessários na sociedade. Veja abaixo algumas áreas que o engenheiro poderá atuar:
Indústria Automobilística:
Com certeza a área automobilística é a mais conhecida e associada ao trabalho dos engenheiros mecânicos. Nesta área, o profissional desenvolve e gerenciada projetos relativos à cadeia de produção desse setor tão importante.
Outros projetos desenvolvidos podem ser sistemas complexos e necessários, como os de aquecimento e refrigeração. Além disso, áreas de trabalho para o aperfeiçoamento de dispositivos, como motores, câmbios, frenagem, dentre outros.
Indústria Energética:
Diante das crescentes discussões sobre os impactos ambientais, a indústria energética é um campo de atuação para os engenheiros mecânicos que está crescendo absurdamente.
Sendo essencial para diversos processos na área, o engenheiro atua na supervisão e estruturação de projeto de usinas, energia eólica, energias solares e várias alternativas de energias sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente.
Indústria Petroquímica:
Outra área de atuação bastante próspera e que o engenheiro mecânico pode atuar é a indústria petroquímica.
Nesta área, o profissional trabalha com o desenvolvimento de projetos de máquinas que permitem uma exploração mais eficiente da matéria-prima utilizada no setor petroquímico.
Metalúrgica:
Um setor que demanda por muitos engenheiros mecânicos, sem dúvida algum é o setor metalúrgico. Uma área que é responsável por desenvolver e conduzir projetos ligados à cadeia de produção.
É uma área que os estudos precisam ser constantes que precisará desenvolver habilidades que são necessários para criar boas técnicas de extração, fabricação, fundição e tratamento dos metais e suas ligas.
Manutenção:
O segmento de manutenção é composto por processos que são necessários em diversos setores da indústria. Outros ambientes que também precisam desse tipo de supervisão são as estações de petróleo e manutenção de aviões.