As 7 habilidades para desenvolver e se tornar um profissional diferenciado

Os engenheiros são muito importantes para a sociedade pois estão presentes nos processos de construção e gestão das cidades. A engenharia é uma bastante profissão versátil, que tem uma série de possibilidades de especialização, permitindo que muitas pessoas escolham a área que tem mais afinidade.

Se você sonha em tornar um (a) engenheiro (a) de sucesso, algumas características e habilidades são fundamentais para serem desenvolvidas. Entre elas estão:

1.Trabalho em equipe:

Ter habilidades de trabalho em equipe depende de sua capacidade de se comunicar bem, ouvir ativamente e ser responsável e honesto. Desenvolver um projeto é mais fácil quando se trabalha em conjunto, com uma boa gestão na divisão de tarefas e na clareza da comunicação para cada membro do grupo.

2.Buscar aprendizado com constância:

O mundo está em constante evolução, com novas tecnologias e ferramentas surgindo mais rápido e se espalhando globalmente. Estar ciente dessas tecnologias juntamente com a vontade de aprender a dominá-las, vai te ajudar a otimizar processos e desenvolver projetos mais rápidos, funcionais e baratos. A desinformação pode gerar o contrário: você ficará obsoleto e perderá valor na carreira. Portanto sempre busque aprender coisas novas e estar atento às novidades que estão surgindo no mercado.

3. Boa comunicação:

A boa comunicação na empresa é responsável por fornecer informações claras com o objetivo de aprimorar os procedimentos de trabalho. Um Engenheiro que saiba conversar com todos ao seu redor terá mais eficiência em seu trabalho, além de proporcionar um ambiente mais transparente e saudável.

4.Proatividade:

A proatividade é a capacidade de antecipar situações, estando preparado para lidar com elas antes mesmo de acontecerem. Um engenheiro proativo assume responsabilidades pelas suas decisões e consegue prever situações difíceis, o que lhe confere mais capacitação para lidar com as adversidades.

5. Fazer planejamentos:

Um engenheiro que saiba produzir um bom planejamento entende qual o melhor caminho para otimizar resultados, administrar a execução e solucionar problemas. Essa habilidade é fundamental para se destacar na carreira.  

6. Pensar “fora da caixa”:

Ter um olhar apurado e crítico na leitura do cenário macro é uma habilidade para poucos. O engenheiro que foca numa análise de como um determinado projeto pode impactar toda a organização, além de seus próprios pequenos problemas, é um profissional destacado da maioria.

7.Aprender língua estrangeira:

No âmbito do mercado de trabalho, dominar a língua estrangeira tornou-se imprescindível. Em boa parte das empresas, o domínio da língua inglesa não é mais visto como um plus curricular, mas uma obrigação do candidato. Compreender textos escritos em inglês faz a diferença para ter acesso a livros e artigos publicados fora do país, e que agregam conhecimento ao universo do engenheiro. Desse modo, o profissional poderá conhecer acessar novos conceitos, técnicas e pesquisas.

Esteja ciente dessas habilidades e procure sempre se desenvolver para atingir a excelência. Busque o conhecimento em cada uma dessas áreas para se manter sempre capacitado para as dinâmicas que o mercado exige.