Conheça algumas das especializações mais desejadas pelos engenheiros

Muitos engenheiros civis recém-formados se perguntam qual área seguir logo após de ter o diploma em mãos. Não podemos negar que o mercado está cada vez mais competitivo. Logo, uma das soluções para se destacar é continuar estudando fortemente e focar em uma área de atuação. E para isso, existem diversas especializações o que profissional de engenharia civil pode seguir.

Fizemos uma lista de algumas das principais áreas de especialização que um engenheiro civil pode atuar. Confira:

1. Engenharia Estrutural:

O avanço da construção civil no país, com grandes obras, exige que o profissional tenha boas referências para seus projetos nas mais diferentes estruturas, como metálica, madeira e concreto armado.

Esta área de atuação oferece diversas oportunidades para o engenheiro civil, em que ele poderá se capacitar através de conceitos e práticas voltadas a construção e aplicação de estruturas, sejam elas de concreto ou metálicas.

2. Engenharia de Custos:

É uma área do conhecimento pouco conhecida e que tem um enorme potencial de aproveitamento no Brasil para profissionais de engenharia. Este profissional é de grande importância durante o desenvolvimento da obra, precisando participar de todas as etapas com o objetivo de promover o uso consciente de cada um dos elementos utilizados.

Segundo o IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos), um engenheiro de custos júnior ganha em média o salário de R$9.500,00 por mês, enquanto um profissional Master chega a ganhar em média, R$28.700,00. Salários que tornam interessantes o investimento na capacitação nesta área.

3. Engenharia de Rodovias:

Esta é uma especialização da engenharia civil que vem ganhando muito destaque nos últimos anos aqui no Brasil. Nesta área o profissional desenvolve e expande a malha rodoviária e infraestrutura, além de gerenciamento de logística, manutenção e gerenciamento, gestão de investimentos dentre outros.

4. Gerenciamento de Projetos:

Sendo uma das especializações mais escolhidas pelos engenheiros civis, o gerenciamento de projetos exige do profissional ainda mais qualidade para gerenciar projetos construtivos de maneira estratégia, assim como coordenar equipes no canteiro de obras.

Além da especialização acadêmica, é possível adquirir certificados de renomes, como IPOG e PMI (Project Management Institute), onde é possível obter a certificação internacional como PMP (Project Management Professional).

5. Infraestrutura Urbana:

A especialização em Infraestrutura Urbana serve para engenheiros com interesses em questões de manutenção e expansão nas grandes cidades, fornecendo uma visão integrada sobre assuntos urbanos, tais como: meio ambiente, administração pública, pavimentação, saneamento, geotecnia e transportes.