Saiba mais sobre estruturas metálicas e as suas principais vantagens na engenharia civil.
A utilização de estruturas metálicas na engenharia civil tem crescido de forma extraordinária foi últimos anos, no momento em que apresentam diversos benefícios que abrangem aspectos importantes em obras e empreendimentos, como rapidez, limpeza, custo, flexibilidade dentre outros.
No momento em que o aço permite a produção de elementos de várias formas, tamanhos e tipos, como os perfis soldados, laminados ou formados a frio, são inúmeros os aproveitamentos possíveis e os tipos de projetos de edificações.
Também conhecidas como estruturas de aço, as estruturas metálicas podem ser usadas tanto em prédios, como shopping, galpões, viadutos e muito mais. É uma grande variedade de possibilidades de aplicação que se dá em consequência da maior flexibilidade que o aço apresenta.
As estruturas metálicas também têm sido bastante empregadas como substituto da madeira e do concreto em algumas estruturas. Hoje em dia, grandes projetos de construções, como shoppings e prédios muito altos, são construídas totalmente em aço.
Sabendo todas essas vantagens das estruturas metálicas na construção civil, vamos listar abaixo os seus principais benefícios:
Rapidez:
O processo de fabricação das estruturas metálicas é industrializado e a partir das dimensões e definições projetadas são executadas as peças. Nas obras a estrutura é apenas montada, o que confere um processo muito mais rápido e eficiente.
Sustentabilidade:
Sendo um tema bastante discutido em todo o mundo, a sustentabilidade é alcançada a partir de obras realizadas com estruturas metálicas, pois geram pouca quantidade de resíduos, sendo que as peças são planejadas e geralmente já vem pronta para serem instaladas. Outra vantagem é que o aço é um material que permite que a estrutura seja desmontada e remontada e pode ser 100% reciclado.
Durabilidade e Resistência:
Teve uma época na engenharia em que acreditava-se que o aço apresentava resistência e durabilidade inferior ao concreto armado, principalmente quando se trata de perfis formados a frio, como o Steel Frame. Porém, a estrutura de aço apresenta vida útil superior, principalmente quando mantida adequadamente.
Qualidade:
A partir de uma mão de obra mais qualificada, as dimensões e projetos são realizados em milímetros, assim como as atividades são desempenhadas de forma bem mais precisa e com uma qualidade muito superior.
Versatilidade:
As estruturas metálicas possibilitam às construções um vão mais amplos e, dependendo da robustez da estrutura, existem casos, como alguns shoppings, em que os pilares são apenas os externos, não havendo nenhum nas áreas de uso. Isso possibilita que o espaço seja utilizado sem interferência alguma ou com pouquíssimas restrições, permitindo diversas disposições.