Conheça as áreas da engenharia mecânica que estão em alta neste ano.
O que pode acontecer após o término do curso na faculdade? Esta é uma das reflexões de quem faz uma graduação, especialmente na área em que é mais competitivo no mercado.
Deve-se pensar de forma realista e ampla quando se trata de uma formação superior e decidir a(s) área(s) da engenhara mecânica que deseja seguir carreira.
São profissões com áreas de atuação amplas, com grandes perspectivas de emprego, sem contar os salários atrativos.
Pensando nisso, realizamos um breve texto com as principais áreas da engenharia mecânica que estão em alta no mercado.
Indústria Petroquímica: Uma das áreas mais bem pagas
Além da diversidade de atuação, é uma das áreas mais bem pagas, com médias de R$ 12.152,30 de salário.
É uma das áreas mais admirável e ampla, pois são desenvolvidas muitas atividades na rotina do profissional, desde, manusear produtos petroquímicos, refino e sua distribuição.
A especialização nesta área permite realizar perfuração de poços de petróleo e a elaboração de tratamentos apropriados para combustível. Trabalhar com equipamentos da planta e gerir equipes também são uma função do ramo.
Metalúrgica
Sendo uma das áreas de especialização da engenharia mecânica que mais movimenta a economia no Brasil, o profissional metalúrgico consegue transformar recursos minerais como o ferro, titânio, cobre, carbono e alumínio em matérias primas que são utilizadas em vários tipos de produtos e estruturas.
Estas matérias primas podem ser transformadas de um chip de computador a um utensílio médico, inclusive grandes estruturas como navios e pontes. A manipulação dos minérios por serem intensivas a uma necessidade de se ter engenheiros mecânicos no setor é para atuar e garantir que todo o maquinário que vão transformar esses recursos estejam adequados.
Indústria Energética
Sendo também uma área da engenharia mecânica, a especialização eleva mais os conhecimentos no cenário mundial e nacional em relação ao consumo e produção de energia.
Por fazer parte das áreas em alta, a procura por este profissional se encontra crescente, considerando uma necessidade mundial em encontrar fontes sustentáveis para gerar e fornecer energia e também na implantação de mecanismos de distribuição e armazenamento energético, utilizando sistemas eólicos, solares e nucleares.
Automobilística
Esta especialização na área da engenharia mecânica não se resume apenas em projetar motores para carros, sua atuação vai além disso. Com a possibilidade de trabalhar em tudo que envolve veículos com, caminhões, motos e carros, desde a produção de suas peças até a manutenção. Tudo isso para garantir aos motoristas mais segurança e que não tenha dificuldade ao rodar na cidade ou estrada.