Entenda como os avanços tecnológicos impactam o dia a dia do engenheiro mecânico.
Temos diversos conteúdos em que abordamos o tema Indústria 4.0. Esse termo vem sendo relacionado às mudanças que estão acontecendo nos últimos aos no sistema de produção, marcadas predominantemente pelas tecnologias digitais e o avanço da automação. Logo, a Indústria 4.0 influencia diretamente a engenharia mecânica.
Não esqueça que para ser um engenheiro de destaque, você precisa estar por dentro das principais tendências do ramo, não só a parte técnica da engenharia mecânica, como também os avanços tecnológicos. Isso será fundamental para você se destacar no mercado de trabalho ou no seu negócio próprio.
Sobre a Indústria 4.0:
Nas últimas décadas, o mundo presenciou três grandes Revoluções Industriais. Elas que possibilitam diversas transformações no mercado como um todo ao trazer novos modos de fazer negócio, atender às necessidades do público e produzir mercadorias.
Na chegada deste século, o avançado do desenvolvimento de tecnológico alcançou níveis impressionantes. E com isso, surgiu a Indústria 4.0, que tem como uma das principais finalidades a elevação da eficiência do sistema de produção, tornando-o cada vez mais customizável, inteligente e autônomo.
Conheça abaixo algumas das principais tecnologias:
Big Data Analytics
Hoje em dia, há uma quantidade cada vez maior de informações. Logo, o avanço das redes e da internet vem exigindo uma maior demanda por geração, armazenamento e compartilhamento dessas informações.
Com isso, a tecnologia de Big Data entra em cena para propiciar o gerenciamento e a captura desses dados de modo estratégico, tornando-se essencial às empresas de vários segmentos.
Internet das Coisas
A Internet das Coisas, também conhecida pela sua abreviação IoT, revolucionou o mercado ao usar dispositivos eletrônicos embarcados para fazer conexão de rede em objetos e ambientes como veículos, máquinas e eletrodomésticos.
Segurança
Outro elemento fundamental da Indústria 4.0 é a segurança. Este elemento passou a ser importante para a garantia da proteção dos sistemas de informação, evitando que tenha falhas operacionais, invasões ou vazamentos que possam prejudicar o funcionamento adequado dos equipamentos.
Indústria 4.0 na Engenharia Mecânica:
No momento em que as mudanças proporcionadas pela Indústria 4.0 vêm se intensificando no processo de produção, nas fábricas e na operação de máquinas, surge o conceito de Engenharia Mecânica na Indústria 4.0.
Este novo momento busca, principalmente, atender às necessidades e desejos de um mercado cada vez mais dinâmico e que exige mais eficiência e rapidez em diversos processos. Logo, muitas ferramentas passaram a fazer parte do dia a dia do engenheiro mecânico, tais como:
- Robôs que ajudam no trabalho das linhas de produção;
- Programas de construção de modelos 3D e de desenho técnico;
- Plataformas e softwares que contribuem para a gestão e o planejamento de projetos;
- Aplicativos que auxiliam a organizar e listar rotinas de trabalho.
Por isso, é fundamental saber que essas tendências impactam diretamente na atuação dos engenheiros mecânicos, o que demandará por profissionais cada vez mais qualificados e que sejam capazes de lidar com novos aparatos tecnológicos.