Conheça alguns avanços na construção civil a as habilidades necessárias para um engenheiro de sucesso.
A área da engenharia civil vem passando por grandes transformações nos últimos anos. Isso a partir do avanço da tecnologia, mudanças políticas, globalização cada vez mais aceleradas, dentre outros.
Neste momento, a construção civil se destaca por ser mais rápida, sustentável, eficiente, organizada e quase que totalmente conectada. Porém, para que isso seja possível, os profissionais do ramo precisam estar sempre qualificados e atualizados.
De acordo com estudos recentes de uma das maiores empresas mundiais de recrutamento e seleção, tudo indica uma retomada grande em 2023 e nos próximos anos no crescimento da indústria da construção civil brasileira.
Com todo esse crescimento que está previsto, aumentará também a demanda por profissionais da área. Principalmente os mais qualificados.
Pensando nisso, separamos algumas habilidades essenciais para essa nova era da construção civil. Confira:
Capacidade de gestão de obras:
Hoje em dia, podemos perceber que a gestão de obras e projetos nunca foi tão demandada e tão importante para o setor.
Fazer o planejamento do orçamento da obra, contratar a mão de obra necessária, fazer cronogramas, definição de metas, tudo isso é de extrema importância para o engenheiro que deseja se destacar.
E para ajudar no processo de gestão, alguns softwares estão otimizando e muito o processo de gerir uma obra. Esses programas incluem gerenciamento de empreiteiros gerais, subcontratados, gestão financeira, contabilidade, folha de pagamento e operações de serviço, tudo em um banco de dados centralizado.
Dominar diferentes softwares:
É fundamental estar atualizado e dominas vários softwares para dimensionamento, desenhos 2D e 3D, cálculo estrutural, e outras atividades que vêm ganhando cada vez mais importância na engenharia como um todo.
Softwares como AutoCad, SolidWorks, SoliEdge, Skepchup, são famosos e muito usados por engenheiros para criar projetos em 2D e 3D, simular estruturas e até trabalhar com projetos hidráulicos e elétricos.
Indo ainda mais fundo, alguns softwares mais recentes têm ganhado destaque na construção civil por serem fundamentadas na tecnologia BIM (Building Information Modeling, ou, Modelagem da Informação da Construção).
Conhecimentos sobre sustentabilidade:
O setor da construção civil está entre as áreas que mais consome recursos naturais e gera resíduos do planeta.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) é estimado que só a construção civil brasileira produza cerca de 122 toneladas de resíduos todos os dias.
O foco em reduzir o desperdício e reutilizar materiais, bem como recursos, como a própria água é imprescindível quando se fala em sustentabilidade. O setor da construção já está em alerta a respeito disso, e há muita coisa sendo pesquisadas na área construções sustentáveis.