Moldes de Injeção: sobre, para que servem e seus benefícios

Os moldes de injeção, em sua grande maioria, são usados para produzir peças plásticas na moldagem por injeção. Os moldes de injeção de plástico são ideais para produzir grandes volumes de peças de plástico, devido à capacidade de fazer peças moldadas por injeção de várias cavidades, onde várias peças são feitas com um único ciclo.

Normalmente são construídos em aço ou alumínio. A escolha do material para construir um molde é principalmente de economia. Os moldes de aço oferecem uma vida útil mais longa. Já os moldes de alumínio custam substancialmente menos que os moldes de aço, eles podem ser econômicos para moldar milhares de peças. Os moldes de alumínio também oferecem ciclos mais rápidos, devido à melhor dissipação de calor.

Existem vários conceitos construtivos para os moldes de injeção, veja os principais:

  • Moldes com múltiplas cavidades: Possibilitam a fabricação de mais de uma peça por ciclo da máquina injetora. Podem conter várias cavidades do mesmo produto ou cavidades com produtos diferentes (molde família).
  • Moldes com partes móveis: Partes móveis são os mecanismos de desmoldagem, como gavetas e mandíbulas que auxiliam na extração do produto das cavidades. São muito comuns e sua complexidade varia de acordo com a necessidade de cada produto.
  • Moldes Stack: Este tipo de molde melhora o aproveitamento da força de fechamento da máquina injetora. A força de fechamento necessária resulta principalmente da área projetada que as peças ocupam dentro do molde de injeção. Nos moldes stack, uma cavidade é empilhada sobre a outra, reduzindo a força de fechamento necessária.

Os benefícios dos moldes de injeção de plástico:

Os moldes de injeção de plástico permitem maior liberdade de projeto para as peças, porque permitem a adição de raios ou áreas de borda macia que exigiriam usinagem extra (a um custo adicional) em peças de metal.

Outro elemento da liberdade de design é a capacidade de criar peças altamente detalhadas com geometria complexa. Como o material plástico é empurrado para dentro do molde sob alta pressão, ele preenche a cavidade completamente e é pressionado contra o molde com mais força do que em outros processos de moldagem. O plástico irá, portanto, se conformar até mesmo com formas e detalhes minúsculos e complexos dentro do molde.

Projeto do molde de injeção:

O projeto do molde de injeção é uma das mais importantes etapas de fabricação do molde. A empresa que irá construí-lo normalmente recebe os desenhos 3D e 2D do produto com todas as características desejadas.

É definido, por exemplo:

  • Número de cavidades que o molde deve ter;
  • Tipo de injeção, tipo de extração;
  • Quantidade e posição dos furos de refrigeração;
  • Tamanhos e tipos de aço;
  • Outros.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados