Orçamento de Obra: benefícios em vincular ao projeto

Como a vinculação do orçamento de obra ao projeto oferecem grandes benefícios.

A gestão do orçamento de obra é de extrema importância para uma construção adequada às exigências modernas de planejamento e gestão. Sendo uma das primeiras etapas, ela deve ser elaborada a partir de algumas medidas fundamentais, como vinculação do orçamento de forma completa com o projeto da construção.

Portanto, este artigo tem como objetivo mostrar a importância do orçamento de obrar e as suas particularidades.

Importância do orçamento de obra:

Como muitos engenheiros já estão familiarizados, o orçamento serve para racionalizar os custos de uma obra, documentando e coletando de forma científica todos os gastos necessários para execução da construção. Isso porque se não haver um orçamento eficiente, não teremos uma obra eficiente. Portanto, esta ferramenta precisa ser assertiva e precisa, com o objetivo de evitar prejuízos para quem constrói.

Existem vários tipos de orçamento de obra. Veja abaixo alguns exemplos do menos ao mais complexo:

  • Estimativa Simples;
  • Estudo de Viabilidade Financeira (EVF);
  • Orçamento Paramétrico;
  • Orçamento Analítico;
  • Orçamento Sintético;
  • Orçamento Executivo.

Estes orçamentos de obra são aplicados em diferentes contextos e etapas da obra. O engenheiro orçamentista ou engenheiro de custos determina qual a modalidade mais indicada para cada situação.

Vinculação do orçamento de obra ao projeto:

O engenheiro responsável pelo orçamento deve fazê-lo com base em um orçamento elaborado previamente. Afinal, é o projeto que define de forma precisa todos os materiais que serão utilizados, assim como a qualidade.

O profissional também irá definir quais serão os métodos construtivos escolhidos e de que forma eles devem ser inseridos no contexto da obra.

Como um exemplo, um equipamento comercial como um supermercado pode ser desenvolvido de diferentes maneiras. Dentre essas formas, podemos citar aqueles que utilizam estrutura metálica ou sistema estrutural de concreto (lajes, pilares e vigas).

Essa mudança impacta diretamente no orçamento de obra (assim como em sua execução). Portanto, um orçamento que seja feito sem a observação desse detalhe, fatalmente será fadado a ser raso e impreciso.

A vinculação ao projeto não é apenas ao arquitetônico ou estrutural, mas a todos os projetos que compõem a edificação, incluindo os complementares (elétrico, hidráulico e hidrossanitário).

Principais benefícios:

  • Maior agilidade;
  • Maior integração entre as etapas;
  • Maior assertividade dos dados do orçamento;
  • Compatibilização de projetos;
  • Incentivo à utilização de diferentes metodologias e tecnologias.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados