Em franco crescimento, a energia fotovoltaica apresente vários benefícios.
A Energia Solar é uma energia resultante da luz e do calor emitidos pelo sol. Muito conhecida no mundo inteiro por ser uma energia renovável, ou seja, é uma fonte de energia limpa. Ela pode ser aproveitada de forma fotovoltaica ou térmica, gerando energia elétrica e térmica, respectivamente.
A sua captação pode ser feita por vários meios e diversas tecnologias, como aquecedores solares, usinas heliotérmicas e pelos famosos painéis fotovoltaicos. Basicamente, ao ser captado, a luz solar é convertida em energia. Nos painéis fotovoltaicos e nas usinas heliotérmicas, a luz solar é convertida em energia elétrica e térmica. Já no aquecimento solar, a luz solar resulta em energia térmica.
Instalação pode ser feita em Indústrias, Comércios e Residências:
O processo de instalação de um sistema de energia fotovoltaica é bastante simples, sendo possível implantá-lo em residências, estabelecimentos comerciais e indústrias de forma prática e eficiente, tornando mais rápida a redução do consumo de energia elétrica, bem como do valor da conta de luz.
Proporciona muita Geração de Empregos e de renda:
O mercado de energia solar também oferece oportunidades de emprego e geração de renda para instaladores, projetistas, vendedores e donos de franquias, além de suas facilidades e do alto índice de economia. Com o seu reconhecimento, valorização e investimento no Brasil, é possível se tornar um especialista na fonte de energia mais limpa e barata do mundo: a solar.
Possui uma enorme Facilidade de Instalação:
Juntamente com uma empresa especializada e com materiais de qualidade, a instalação de um sistema de energia solar pode ser realizada de forma simples e rápida. Na maioria dos casos, basta instalar as placas solares no telhado do imóvel, realizando apenas a implementação na rede elétrica, se for o caso de sistema conectado à rede.
Ela pode ser usada em áreas isoladas da Rede Elétrica:
Em regiões onde o acesso à rede elétrica é precário, é possível produzir energia solar fotovoltaica, mesmo em áreas isoladas. Isso ocorre por meio da geração distribuída, que permite ao consumidor produzir sua própria energia, seja em sua própria residência ou em locais distantes, com o auxílio de centrais geradoras de energia elétrica.
Tecnologia que ocupa pouco espaço:
Apesar de produzir a energia necessária para suprir a utilização de diversos aparelhos e equipamentos eletrônicos em um imóvel, o sistema fotovoltaico é instalado de forma compacta, utilizando, basicamente, o seu telhado. Dessa forma, a tecnologia ocupa pouco espaço, o que não compromete inteiramente a estética do local.