Montamos um checklist para facilitar os seus projetos estruturais.
Projeto Estrutural é um projeto complementar ao arquitetônico com foco em dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais, como: pilares, vigas e lajes. Busca analisar e projetar estruturas que suportam ou resistem cargas. É considerado o projeto mais importante.
Vamos explicar um pouco mais como executar projetos deste nível em forma de checklist. Confira abaixo:
- Levantamento de informações
Para iniciar qualquer projeto é importante levantar todas as informações que serão necessárias para definir o produto final. Para projetos estruturais, são informações essenciais:
Investigações geológico-geotécnicas;
Levantamento planialmétrico;
Projeto de arquitetura;
Escopo do produto.
Em casos específicos, como obras remotas, pode ser necessário outras informações como:
Lista de fornecedores;
Meios de acesso ao local da obra;
Capacidade de execução da equipe responsável.
- Planejamento e Concepção de Projeto
É possível traçar tanto o escopo do projeto estrutural bem como sua concepção. São definidos:
Sistema Estrutural;
Levantamento das ações presentes na estrutura e suas combinações;
Plano de ataque;
Necessidade de informações complementares;
Pré-dimensionamento.
- Análise Estrutural
Os projetistas de estruturas criam nesta etapa modelos que retratam o comportamento da estrutura, onde, procura-se observar o que poderá acontecer com a construção. É interessante mencionar que se trata de uma fase muito importante onde deve ser feita com muita segurança.
A final de contas, um erro que poderá levar a cálculos incorretos nas próximas etapas. Portanto, dimensionamentos errados são capazes de tornar o colapso estrutural.
- Dimensionamento
Os projetistas vão averiguar os materiais definidos se são capazes de resistir, deste modo, irão levantar considerações as combinações de ações últimas e serviço.
Toda a estrutura é devidamente verificada, desde: Fundações, Pilares, Vigas, Lajes, Paredes Estruturais, Escadas, Piscinas, Reservatórios e estruturas temporárias.
- Detalhamento
Após a conferência dos materiais e eles apresentarem ser resistentes, é realizada uma representação gráfica de suas propriedades, como: dimensões, posição e características, trazendo uma representação clara para uma boa compreensão dos executores da obra.
- Documentação
Os responsáveis por modelar ou desenhar vão organizar os detalhamentos criados em pranchas, tendo como objetivo uma melhor compreensão prática e didática no momento da consulta.
Principais pranchas a se entregar: Planta de locação; Armação dos elementos estruturais; Planta de formas; Cortes e plantas da estrutura de todo o sistema; e o não menos importante, a ART do projeto, memorial de cálculo e uma lista de quantitativos.