Sistema HVAC e seu funcionamento na Indústria

Veja como funciona o Sistema HVAC na climatização dos ambientes industriais.

O sistema HVAC, sigla que corresponde a Heating, Ventilating and Air Conditioning, ou seja, Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado, se refere às funções básicas e primordiais dos sistemas de climatização. A inclusão do “R”, como 4ª sigla: HVAC-R ou AVAC-R, diz respeito à função de Refrigeração.

Existem três as funções básicas do HVAC que são responsáveis por garantir conforto térmico aos usuários dos ambientes, alta qualidade do ar, além de possibilitar o controle sobre algumas variáveis relativas ao ar.

Veja mais detalhes de cada sigla do HVAC:

A ou H: é a função de aquecimento que busca manter estável a temperatura do ar em dias frios. Essa tecnologia corrige as baixas temperaturas, aumentando o conforto para as pessoas nessas condições climáticas.

V – A: a ventilação tem como objetivo a renovação do oxigênio e promover a circulação do ar, retirando do mesmo os odores e impurezas, além de impedir, como exemplo, que gases como o CO² aumentem sua concentração nos ambientes.

A C: o sistema de ar condicionado controla a temperatura e promove a ventilação e a refrigeração do ambiente. Além do mais, é nos equipamentos de ar condicionado que geralmente são inseridos os filtros de ar. Estes realizam a retirada das impurezas e contaminantes aéreos nocivos à saúde.

R: a refrigeração busca retirar o calor do ambiente controlando e mantendo a baixa temperatura, resfriando o ar de forma artificial. Certamente essencial em algumas aplicações como indústrias, alimentícias e frigoríficas, onde a baixa temperatura garante a conservação de alimentos. Além disso, é válido lembrar que esse sistema é parte de uma das funções do Ar Condicionado.

Funcionamento do Sistema HVAC na Indústria:

Todas essas funções (citadas anteriormente) em um único sistema, promove a estabilidade do ar em locais que necessitam de extremo controle de todas as variáveis que estão ligadas ao ar. Por exemplo, em salas limpas e indústrias do ramo farmacêutico, que são ambientes críticos que exigem alta qualidade do ar.

Usado principalmente em indústrias, assim como em shoppings, escritórios, edifícios e até mesmo residências, o sistema HVAC possibilita:

  • Filtragem do ar;
  • Renovação do ar ambiente;
  • Retenção de partículas de poeira;
  • Minimização de fungos e bactérias;
  • Conforto térmico;
  • Diminuição de casos de doenças alérgicas e respiratórias;
  • Dentre outros benefícios.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados