Táticas para tirar o seu Projeto de Engenharia do papel

Conheça uma metodologia simples para tirar seu projeto do papel.

Muitos engenheiros enfrentam dificuldade em tirar uma ideia do papel. Afinal, é muito mais fácil pensar do que concretizar um projeto de engenharia. Esse é um dos motivos que fazem as pessoas desistirem de seus projetos pessoais. No entanto, é possível fazer diferente.

Infelizmente ainda são muitos profissionais que encontram dificuldades para empreender ou simplesmente executar um projeto, seja por falta de conhecimento, dinheiro, medo ou simplesmente por não saber como executar a sua ideia.

O fato é que ainda existem milhares de engenheiros em potencial com boas ideias esperando para sair do papel.

Veja abaixo uma metodologia com 04 passos para te ajudar a produzir ainda mais, tirando suas ideias do papel e executando com eficiência:

01: Busque entender qual a sua ideia e como ela se relaciona com o contexto em que está inserida, ou seja, como ela resolve um determinado problema daquele meio.

Analise também se a ideia é um produto ou serviço e quais seriam os recursos necessários para a sua realização.

02: Se o caso fora um produto, utilize softwares de modelagem para elaborar um protótipo, levando em consideração as solicitações feitas pelo cliente, os requisitos estruturais, as condições de operação, os processos construtivos e os aspectos de segurança.

Além disso, existe ainda a possibilidade da impressão 3D de um modelo físico para melhor visualização do protótipo.

03: Através da análise de viabilidade técnica e econômica, você pode verificar se a implementação do produto ou serviço é viável do ponto de vista técnico, ou seja, se existem empresas ou mão de obra qualificada para a construção do produto ou realização do serviço; e do ponto de vista financeiro, analisando se o custo para implantação da ideia é menor que o retorno financeiro, e se não existem alternativas tradicionais no mercado que sejam mais baratas que a implementação da mesma.

04: E por último, o método consiste na apresentação do resultado da análise de viabilidade técnica e econômica para o cliente, onde caso o projeto seja viável, é sugerido para o cliente a sua realização. Caso não seja, são indicadas as causas que fazem com que o projeto se torne inviável, de maneira que o cliente pode optar por tentar resolver o problema ou não levar a ideia adiante.

Esta simples metodologia foi desenvolvida pela TM Jr., empresa júnior de engenharia mecânica da UFBA, com mais de 14 anos de experiência na realização de projetos.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados