Conheça os principais tipos de CNPJ para os engenheiros que desejam formalizar uma empresa.
Muitos engenheiros que estão em busca de empreender têm dúvidas sobre qual é o CNPJ ideal para a sua empresa. E será neste artigo que vamos buscar esclarecer melhor.
Vale lembrar que para atuar como autônomo, o engenheiro precisará ter a sua profissão regulamentada pelo Conselho, no caso, o CREA. Não precisando necessariamente constituir uma empresa para começar a atuar.
Aqui Brasil, a classificação do profissional liberal é aquele que pode trabalhar por conta própria, sem nenhum vínculo empregatício e sem a necessidade de registros profissionais, porém, precisa estar registrado a uma ordem ou conselho profissional.
Existem algumas considerações que você deve pensar ao escolher qual o CNPJ ideal, tais como:
- O porte da empresa (qual faturamento bruto anual);
- Sistema de tributação (como o imposto será cobrado);
- A atividade (classificação de atividade no CNAE);
É bom lembrar que este tipo de decisão deve ser acompanhado por um contador, ele será a melhor pessoa que vai te ajudar nesta escolha. Portanto, veja abaixo os tipos de CNPJ para a sua empresa de engenharia:
EI – Empresa Individual:
Empresa individual é aquela que não possui sócio, ou seja, possui somente um proprietário.
As vantagens é que sua empresa pode faturar qualquer valor, não existindo limite de faturamento, pode contratar funcionários sem restrições, não existe capital social mínimo para abertura da empresa.
EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada:
Eireli é um tipo societário de microempresa no qual é exigido apenas um sócio, o próprio proprietário. Ela se caracteriza por não haver limite de faturamento anual e podendo optar pelo Simples Nacional. Essa categoria é uma excelente opção para empreendedores e profissionais que não se enquadram como MEI, como engenheiros.
Outras vantagens são: o patrimônio pessoal separado do patrimônio da empresa e sem restrições para contratação de funcionários.
SLU – Sociedade Limitada Unipessoal:
Popularmente conhecida como Sociedade Unipessoal, este é um tipo de empresa no qual não há necessidade de sócio para abertura. Ficando bem semelhante à anterior, o patrimônio pessoal fica separado do patrimônio da empresa.
Esta é uma nova modalidade, que faz a junção das principais vantagens dos tipos de empresa existente. Para quem quer empreender sozinho, com certeza essa é uma das melhores opções.
LTDA – Sociedade Limitada:
Mais conhecida por LTDA, é um tipo jurídico de empresa muito comum no Brasil. Um modelo de negócio que também permite a separação dos bens pessoais dos bens da pessoa jurídica.
Nesta modalidade, os sócios têm total autonomia nas decisões que cada um deve tomar e podem entrar e sair da empresa sem restrições, desde que o Contrato Social seja atualizado. Só vale lembrar que a LTDA comumente possui processos burocráticos.
SA – Sociedade Anônima:
Muito conhecida ao ser mencionada em grandes empresas na mídia, a Sociedade Anônima, ou S.A, SA, S/A, é uma natureza jurídica que tem como principal característica a divisão por ações. Ao invés de cotas, os sócios possuem ações e podem vender ou comprar entre si. Se a empresa tiver capital aberto, podem vender para o público.
Algumas das principais características de uma Sociedade Anônima são:
- Capital social;
- Separação de patrimônio;
- Acionistas com responsabilidade limitada;
- Acessibilidade de capital livre;
- Perfil mercantil.
Existem muitas opções de CNPJ para você iniciar a sua empresa de engenharia, porém, você deve levar em consideração àquela que se adapte melhor à sua realidade e aos seus objetivos.