As áreas de atuação de um Projetista

Conheça as áreas mais populares onde um projetista pode atuar.

O projetista desempenha um papel importante na elaboração de desenhos técnicos, plantas de obras de construção e maquetes eletrônicas. Além da área da construção civil, este profissional também atua em montadoras de automóveis, fábricas de máquinas e costuma trabalhar em conjunto com engenheiros e arquitetos, os auxiliando através de inserção de medidas, especificação de materiais e simulação de protótipos.

O pré-requisito de formação educacional de um projetista varia conforme o cargo e o ramo de atuação. Existem empresas que exigem qualificação de nível superior e outras de nível técnico, assim como há vagas no mercado que exigem apenas o domínio de um programa CAD, como o AutoCad, Pro-E ou Creo. A formação técnica costuma acelerar o acesso ao projetista no mercado de trabalho.

Você sabe quais são as áreas que um projetista pode atuar? Vamos te mostrar quais são as áreas onde estes profissionais costumam atuar. 

1. Projetista na construção civil e arquitetura:

Antes de levantar prédios e casas, é necessário organizar o desenho técnico do projeto, assim como obter dados sobre dimensões de cômodos, quantidade e qualidade de materiais. Essas informações são projetadas em maquetes ou desenhos, como a planta baixa da obra. O projetista atua em conjunto com engenheiros e arquitetos com o objetivo de organizar todos esses dados e obter clareza do que se pretende construir, evitando erros na hora da execução e despesas desnecessárias.

2. Projetista mecânico:

O projetista mecânico elabora desenhos técnicos que ilustram como uma engrenagem funcionará.  Seja na montagem de carros, navios ou até mesmo uma máquina de lavar, todos vão precisar de um projetista para ilustrar o projeto de antes de entrar na linha de produção.


3. Projetista industrial:

Para melhorar o desempenho da indústria, o projetista industrial também trabalha na concepção de máquinas e ferramentas. Em vez de focar no processo mecânico, como faz o projetista mecânico, este profissional pode focar em outras partes do processo industrial, elaborando desenhos técnicos de tornos e fresas, equipamentos para usinagem, metalurgia, mineração e caldeiraria.

4. Projetista de tubulação:

Como o próprio nome já diz, o projetista de tubulação trabalha na elaboração de desenhos técnicos de tubos, sejam eles projetados para siderurgia, metalurgia ou construção civil. O desenho precisa demonstrar como a tubulação vai transportar o material desde o local de origem até o destino.

Os projetistas de tubulação desenham o encanamento de prédios, condomínios e casas, redes de esgoto e de distribuição de água de uma cidade ou até mesmo o oleoduto ou gasoduto de uma empresa de petróleo.

Estas são as áreas mais comuns onde o projetista pode trabalhar. Vale destacar que estes profissionais precisam dominar não apenas os softwares de elaboração de desenhos técnicos, mas conhecer o produto ou processo a ser ilustrado, como também conhecer o funcionamento de máquinas e materiais da indústria em que irá trabalhar.

Gostou deste conteúdo?

100% LikesVS
0% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados