Principais erros ao vender serviços de Engenharia

Conheça os 04 principais erros que os engenheiros iniciantes cometem ao vender os seus serviços.

Vender os próprios serviços de engenharia costuma ser a dor de cabeça dos profissionais iniciantes (e muitas vezes quem já é pleno). Normalmente a base de teorias e habilidades comerciais que um engenheiro adquire na faculdade é muito pouca, não sendo o suficiente para prospectar bons clientes.

Neste artigo, o nosso foco será mostrar os erros mais comuns que os engenheiros cometem ao tentar vender os seus serviços. Veja a seguir:

1. Falta de preparo na negociação:

Um erro simples, porém bastante comum que os engenheiros cometem é não se preparar adequadamente para a reunião com o cliente, o momento da negociação. Não se preparar, significa que você pode falar demais ou falar o que não deve, você demonstrará não conhecer as necessidades e desejos do seu cliente, você pode usar argumentos que resultem em uma má interpretação, dentre outras situações que podem acabar com a sua negociação.

Antes mesmo da reunião, é fundamental que você se organize para a negociação. Você precisa comandar o momento, entendendo as necessidades do cliente. Mostrando o verdadeiro valor do seu trabalho, quebrando as principais objeções, saber o que falar e na hora certa, enfim, passar a segurança necessária em uma boa negociação.

2. Demonstração de insegurança:

Se você é um engenheiro iniciante, é normal que você não tenha uma segurança, porém, isso não pode impedir de você vender o seu serviço com qualidade.

O seu cliente tem um sonho ou desejo, e o que ele mais espera de você é a solução para isso. Ele vai depositar em você a confiança para a realização de um sonho. No caso do engenheiro civil, as pessoas economizam durante anos para construírem sua casa própria ou para ter acesso a outro tipo de serviço.

3. Se diminuir por ter pouca experiência:

É notável uma baixa autoestima nos engenheiros recém-formados e isso é compreensível, pois eles possuem pouca ou nenhuma experiência no mercado de trabalho.

Apesar do seu amplo conhecimento técnico, eles se sentem como se não soubessem de absolutamente nada, e isso em muitas vezes não é verdade.

Uma das saídas para você ganhar ainda mais confiança é fazer cursos técnicos após o término da faculdade. Conteúdos mais aprofundados e práticos como os Cursos da Benzor Engenharia vão te ajudar a ser um profissional mais qualificado e preparado para as demandas do mercado.

4. Dificuldade em precificar os serviços:

É comum que os engenheiros iniciantes busquem cobrar o que os outros estão cobrando, não tendo a capacitar de precificar seus próprios serviços. Ou pior ainda, muitos cobram abaixo do valor cobrado no mercado, fixando preços agressivamente baixos para tentar fechar contratos rápidos. Se você não cobrar o preço justo dos seus serviços e sempre focar no mais baixo possível, você sempre estará em desvantagem no mercado. E a explicação é bem simples: se você deixa claro que seus serviços são baratos, no momento em que o seu cliente perceber que existe outro engenheiro cobrando menos, ele irá para o outro. Você precisar agregar valor aos seus serviços. Precisa mostrar os resultados ao invés do preço em si.

Gostou deste conteúdo?

Array
50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados