Os principais tipos de Pontes Rolantes

Conheça os 05 principais tipos de pontes rolantes presentes no mercado.

A organização da cadeia produtiva dentro das empresas passa diretamente pela movimentação de cargas. Para empresas que são consideradas organizadas, estima-se que se movimente entre 50 a 70 toneladas para cada tonelada de produto acabado.

As pontes rolantes são equipamentos de grande porte e alta capacidade de carga, e são projetadas para realizarem deslocamentos nos sentidos horizontal, vertical e diagonal. Elas são encontradas em diversos ambientes, como, por exemplo: Indústrias, armazéns, portos, canteiro de obras, pátios de materiais, etc.

A utilização desses equipamentos é de fundamental importância para as empresas, pois diminui o esforço humano no manuseio dos materiais e proporciona agilidade e segurança nos processos de carregamento e descarregamento.

Vamos te apresentar nesse artigo as principais tipologias de pontes rolantes e suas aplicações. Confira abaixo!

1. Ponte rolante uni-viga:

Esse tipo de ponte rolante é quando há apenas uma viga, e geralmente é constituída por duas cabeceiras, e um ou dois carros trolley que sustentam as talhas. Podem realizar movimentos tanto na horizontal quanto na vertical. Geralmente são muito utilizadas em depósitos de empresas, abastecimento de serraria, marmoarias, dentre outros.

2. Ponte rolante bi-viga:

A ponte bi-viga, como o nome já diz, possui duas principais vigas, que possibilita maiores potências quando está em uso. Ela é bem parecida com a uni-viga, porém são capazes de uma potência ainda maior quando o assunto é carregar cargas muito pesadas.

3. Ponte rolante dupla viga:

A Ponte rolante dupla-viga têm uma estrutura mais robusta do que os tipos de ponte apresentados anteriormente e atende a diversas demandas no setor industrial. Algumas são capazes de suportar algumas cargas de até 100 toneladas!

Apesar de muito parecida à ponte bi-viga, ela apresenta duas estruturas de apoio que além de servir para dar maior agilidade e mobilidade ao trabalho, são capazes de suportar grandes cargas sem geração de desgaste precoce ou diminuição de vida útil do material.

4. Pórticos rolantes:

Os pórticos rolantes são uma versão otimizadas das pontes rolantes. Seus trilhos são instalados no chão e, por isso, conseguem carregar cargas pesadas. São mais utilizadas em espaços abertos e podem substituir guindastes e pontes rolantes em galpões (ou indústrias) que não possuem estrutura para instalações. Sua principal vantagem é a rapidez da movimentação de carga em todos os setores.

5. Pontes suspensas:

As pontes rolantes suspensas servem para atender aos requisitos básicos de uma ponte rolante. São geralmente as mais baratas em construção, mas dependem dos locais onde são instaladas por serem sempre sustentadas por colunas metálicas ou de concreto. Costumam fazer a movimentação no sentido longitudinal.

A escolha da melhor ponte rolante depende uma série de fatores, e cabe ao gestor saber qual é, especialmente por conta da carga do material e pela capacidade que aguenta.

É muito importante ter atenção nesse sentido, pois quando se tem um equipamento deste porte, são necessárias medidas para assegurar a regularidade e confiabilidade das operações nas empresas.

Gostou deste conteúdo?

Array
100% LikesVS
0% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados