Tipos de Concretos mais usados no Brasil

Conheça os 07 principais tipos de concretos mais usados na Engenharia Civil no Brasil

Não é nenhuma novidade que o concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, pois tem como vantagens a grande resistência à compressão, possui grande durabilidade e é econômico. Basicamente, o concreto é a mistura em proporção adequada, de areia, cimento, pedras, britas e água.

Graças a evolução da Construção Civil, surgiram no mercado diversos tipos de concretos com diferentes finalidades, que atendem às exigências de projetos específicos. Diante dessa ampla variedade, podemos dizer que o Concreto é classificado como estrutural e não estrutural.

O Concreto Estrutural é utilizado na estrutura de uma construção, que tem como objetivo oferecer resistência para manter uma edificação em pé. Já o Concreto não estrutural é utilizado em partes não estruturais do edifício, possuindo uma menor resistência.

Com tantas possibilidades, você deve estar se perguntado: qual será o tipo de concreto ideal para o meu projeto? Fica tranquilo aí que esse artigo vai te ajudar! Selecionamos os 7 tipos de concretos mais usados na Construção Civil. Confira baixo!

1 . Concreto Convencional:

É conhecido como o concreto mais simples, por não apresentar características especiais. Esse tipo de concreto é o mais usado em obras. Ele pode ser transportado por carrinhos de mão, gruas ou elevadores, não podendo ser bombeado. O concreto convencionado é muito utilizado em obras civis, industriais e em peças pré-moldadas.

2. Concreto Bombeável:

Esse concreto é uma variação do Concreto Convencional, entretanto, possui maior fluidez e é possível executar sua colocação por meio de bombeadoras. Ele é transportado por pressão, com a ajuda de mangueiras flexíveis ou tubos rígidos, sendo descarregado diretamente nos pontos em que deve ser aplicado.

O concreto bombeável tem como característica dar velocidade na concretagem, descarta o uso de carinhos, e grandes concentrações de mão de obra.

3. Concreto Armado:

Sendo amplamente utilizado na engenharia estrutural, o concreto armado é a junção do concreto com a armadura de metal que, juntos, criam estruturas muito eficientes contra os esforços de compressão e flexão.

Foi muito utilizado ainda no século XIX e é responsável pelos arranha-céus modernos das grandes metrópoles do mundo.

4. Concreto Protendido:

O concreto protendido é feito a partir de uma técnica onde cabos de alta resistência são aplicados por dentro das estruturas de concreto (ancoramento). Desse modo, o material oferece boa capacidade para estrutura resistir aos esforços de flexão.

Ele oferece muito mais resistência à estrutura do que o concreto armado e, por isso, seu uso é ideal para projetos com grandes vãos.

5. Concreto Leve:

A principal característica do concreto leve está em seu nome: a leveza. Dessa maneira, sua massa específica é aproximadamente 2/3 da densidade do concreto convencional. Contribui para reduzir o peso nas estruturas, gerando redução de custos. Além disso, oferece baixa permeabilidade.

6. Concreto Pesado:

O concreto pesado tem esse nome porque sua massa específica é superior à do concreto convencional. . Este tipo de concreto é usado em ambientes que lidam com energia atômicas, como usinas e também para câmaras de raio-x ou gama.

7. Concreto pré-moldado e pré-fabricado:

Esse tipo de concreto produz peças já no formato que serão utilizadas no canteiro de obras, eliminando etapas de construção. A estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Por este motivo, este conjunto de peças é também conhecido pelo nome de estrutura pré-fabricada.

É um concreto muito utilizado por construtoras que buscam reduzir custos ou que possuem limitações em relação ao armazenamento no canteiro de obras, mas que incluem um custo mais alto de transporte e logística.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados