Conheça 03 estratégias para você economizar na Gestão de Obras e Projetos.
Segundo pesquisas, 09 em cada 10 projetos da construção civil costumam sair mais caro do que o planejado (veja aqui). Ou seja, estourar o orçamento, infelizmente é mais comum do que imaginamos.
Como engenheiro gestor de projetos, você deve estar ciente desta estatística e se preparar para evitar ao máximo. Por isso, separamos algumas estratégias interessantes para te ajudar a economizar na gestão de obras e projetos. Veja a seguir:
Use tecnologias na gestão de obras:
Os avanços tecnológicos sempre trazem melhorias para a engenharia como um todo, por isso, devemos olhar para elas como aliadas na resolução de grande parte das questões dentro da gestão de obras.
Precisamos olhar para as tecnologias não como gastos, mas como investimentos necessários. Soluções de software e aplicativos mobiles podem ser de extrema importância para a execução de rastreamento de materiais, acompanhamento do progresso do projeto, gestão de recursos humanos, financeiros, dentre outros.
Os processos em canteiros de obras costumam não ser otimizados e a gestão as informações são passadas de maneira informal. Por isso, utilizar softwares as todas as áreas do seu negócio de engenharia é fundamental para economizar nas obras.
Faça o monitoramento dos dados:
Hoje em dia, a quantidade de informações dentro da gestão de projetos e obras é muito maior do que no passado, são dados que precisam ser gerenciados com muita cautela. Com o uso de tecnologias, é possível acompanhar de perto quase todas as métricas importantes para o canteiro de obras, incluindo materiais, produtividade, uso de equipamentos e estatísticas individuais de funcionários.
Ao observar constantemente os dados do projeto, o engenheiro poderá identificar áreas que são um grande dreno nas suas finanças, ou seja, áreas que estão consumindo recursos desnecessários, sem dar o retorno desejado. Um exemplo são os colaboradores na obra que geralmente perdem 1 hora todos os dias esperando um fornecedor chegar para poderem começar as suas atividades.
Usar pré-fabricados e estruturas modulares:
É bom lembrar que esta solução de pré-fabricados e estruturas modulares não é viável para todos os projetos e canteiros de obras. Mas se o projeto sendo desenvolvido envolve o uso de estruturas simples, é possível investir em peças modulares ou pré-fabricadas para isso.
Estruturas tradicionais costumam ter um custo superior, pois envolvem mais mão de obra, equipamentos e insumos. Normalmente, a construção de pré-fabricados costuma ser 30% mais rápida do que a construção tradicional, por isso, acaba sendo viável economicamente na gestão de obras.