Aprenda técnicas para uma melhor implantação da Automação Industrial.
A automação surgiu no século XVIII, a partir da criação de dispositivos semiautomáticos, logo, iniciou a substituição da mão de obra humana. Mas só a partir de 1950, com a manufatura ganhando cada vez mais força, substituir o homem pela máquina se tornou mais comum. Assim, a partir do século XX é que surgiram máquinas completamente automatizadas.
Isso possibilitou no aumento da produção sem afetar a qualidade. Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia foram sendo mais aperfeiçoados.
Este sistema passou a ser cada vez mais confiável e eficiente, aumentando a produção e ao mesmo tempo diminuindo os custos, reduzindo o tempo de fabricação de cada produto e permitindo mais autonomia nos processos de produção.
Sendo máquinas sofisticadas e de alta tecnologia, independente do segmento, a automação industrial se tornou cada vez mais presente.
Vantagens
Segurança – A oportunidade de mudar os funcionários de atividades perigosas por máquinas que executarão tão bem quanto, a ponto de ser perfeito. Assim, poderá evitar ou diminuir os acidentes de trabalho, garantindo a segurança de todos sem prejudicar a produção.
Gestão – Importante comentar sobre a facilidade de ter o controle da produção com a automação industrial, com o acompanhamento das etapas por meio dos registros que a máquina disponibiliza.
Flexibilidade – As demandas da empresa é o que vai determinar a produção, tornando-a mais flexível e adaptada conforme as necessidades de cada cliente, sem contar que, evitará desperdício por não ter estoque parado.
Como aplicar?
Identifique o que pode ser automatizado
Primeiramente, entenda qual a melhor forma de implantar o processo.
É necessário realizar o mapeamento da linha de produção identificando os processos que possibilitam a automação e quais é importante manter a mão de obra manual.
Ouça as opiniões dos funcionários, converse sobre e determine metas para cada etapa da linha de produção, desta forma, poderá identificar as partes a serem automatizadas e os ganhos com o processo.
Estude opções de automação industrial
Depois de realizar o mapeamento e definir os pontos que possibilita a automação, agora vamos começar a buscar as melhores opções que o mercado oferece.
Leve em consideração o orçamento disponível e as necessidades da empresa. Estude laudos técnicos e analise bem a previsão de desempenho que a empresa está comprometida a alcançar.
Planejamento a curto, médio e longo prazo
Após decidir o melhor plano de transição para a automação, é momento de planejar o processo.
À vista disso, para um bom início, é importante estabelecer metas a curto, médio e longo prazo, facilitando assim cada processo.
É fundamental se atentar em algumas etapas por ser primordial a assistência de profissionais capacitados, caso ocorra a necessidade de uma manutenção e supervisão dos equipamentos, para assim, assegurar que o equipamento tenha um bom funcionamento.
Cumpra cada passo com cautela
Lembrar se não descumprir com nenhum passo, a importância de cumprir todo o processo para que se tenham resultados positivos e resistentes.
Sendo assim, é importante sempre se atentar no momento das tomadas de decisões, deixar de lado alguns processos do planejamento pode comprometer a empresa. É útil buscar prever os impactos positivos e os negativos, para assim preparar a empresa para qualquer situação.
Certifique-se de que os equipamentos estão sendo cuidados, capacitação da equipe e tudo que possa ser necessário para manter a empresa em boas condições.