04 Diferenciais que você pode entregar em seu Projeto de Obra

Como oferecer vantagens competitivas em seus projetos de obra e se destacar no mercado.

O mercado está cada vez mais competitivo para engenheiros e projetistas, por isso, é fundamental que você, profissão da engenharia, apresente diferenciais em seus projetos, principalmente os projetos de obra que vamos destacar neste artigo.

Saber identificar e apresentar diferenciais em seus serviços trarão muitas vantagens que vão contribuir para alavancar a sua carreira ou o seu negócio.

Um projeto de obra é um serviço elaborado por empresas e profissionais da construção civil. Portanto, ele deve ser coerente com inúmeros aspectos que afetam o mercado e, consequentemente, toda a sociedade. Não existe projeto dissociado do corpo social.

Neste ponto de vista, podemos afirmar que os diferenciais dos dias atuais não são os mesmos de 20 anos atrás, pois as condicionantes são diferentes. A sociedade muda e o mercado se atualiza para atender às novas necessidades e desejos existentes. Confira abaixo alguns diferenciais para os seus projetos:

Projeto arquitetônico e estrutural:

O diferencial arquitetônico pode ser alcançado de diferentes formas, como a ousadia em elaborar novas formas, o que torna a edificação um marco e a valorizando.

Outro ponto importante do projeto arquitetônico está em encontrar soluções para atender da melhor forma o cliente, como, por exemplo, decidir a melhor implantação para um edifício comercial em terreno íngreme.

Já as soluções estruturais são fundamentais para garantir diferenciais em projetos, especialmente em situações mais complexas. A escolha entre um ou outro sistema estrutural, além das alternativas indicadas, pode ser a diferença entre a viabilidade construtiva ou a sua estagnação.

Orçamentos vinculados ao projeto:

Apesar de serem realizados em etapas diferentes, o orçamento e os projetos estão interligados e precisam ser elaborados de forma integrada para que os custos sejam racionais e precisos. Afinal, o orçamento é feito com base no projeto apresentado. Não existe orçamento assertivo sem projeto bem elaborado.

No momento em que você irá apresentar desenhos técnicos que indicam todas as informações relevantes, o projeto irá facilitar o trabalho dos orçamentistas.

Planejamento BIM em todas as etapas:

Como já descrevemos em alguns artigos, o BIM é uma metodologia de projeto. Para que ele seja implementado em uma construtora, devem ser utilizadas diversas ferramentas tecnológicas, incluindo softwares e computadores com um bom grau de processamento.

O objetivo da ferramenta é trabalhar com a parametrização de informações e compatibilização de projetos, divididos em esferas que vão da parte gráfica, passando por planejamento, orçamento de obra, sustentabilidade, entre outras.

Projeto elétrico bem executado:

Já que a energia é um elemento fundamental para o bom funcionamento de uma edificação, o projeto elétrico é um dos complementos mais importantes. Portanto, ele não deve ser negligenciado.

Existem diversas formas ágeis de fazer este projeto elétrico, como uso da metodologia BIM e de softwares como o Revit.

Gostou deste conteúdo?

Array
50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados