Veja quais os principais benefícios e importância dos softwares para os profissionais da engenharia.
Os softwares de automação são cada vez comuns entre os engenheiros. Podemos afirmar que um profissional que não domine essas ferramentas, hoje em dia, vai ficar para trás.
Dados mostram que 70% da nossa indústria é composta por micro e pequenas empresas, logo, usar softwares de alta qualidade como o SolidWorks (que a licença custa caro), pode ser algo difícil de ser alcançado.
Isso significa que as versões em software livre, são uma das opções universalmente utilizada no território nacional, mesmo que nem sempre, de forma eficiente.
Porém, mais do que nunca, os softwares nos dão diversas melhorias em nossos projetos e mais eficiência nos mesmos. Veja algumas vantagens abaixo:
Comunicação: do acompanhamento do cliente, até a finalização e entrega de um projeto, a comunicação entre os diversos profissionais envolvidos sempre foi uma das maiores dificuldades em qualquer empresa.
Neste sentido, a automação é uma solução para garantir agilidade e qualidade desde que, claro, a cultura da melhoria contínua esteja entranhada na mentalidade empresarial.
Projeto: projetos de engenharia costumam ser realizado por equipes, o que significa que dentro do próprio departamento, as alterações e acompanhamento das diversas etapas, podem se beneficiar da automação para garantir que todos tenham sempre, a informação mais atualizada.
Isso para não falar nos testes de resistência, durabilidade e mesmo, qualidade através de simulações digitais.
Documentação: em projetos complexos, as alterações e ajustes são frequentes e precisam ser corretamente documentadas.
Mais do que isso, precisam estar disponíveis para consulta de forma simples e organizada.
Processos (fabricação e administração): um projeto de engenharia não se inicia nem se encerra em si mesmo.