Entenda melhor a área de Análises e Projeto Mecânicos e as suas diversas especializações.
O engenheiro mecânico é um profissional multidisciplinar, sendo responsável pelo desenvolvimento de projetos, construção, análise e manutenção de sistemas mecânicos.
É um ramo que em o engenheiro tem uma vasta gama de opções para trabalhar, podendo criar projetos e desenvolver máquinas, diversos sistemas para indústria, motores, veículos e muito mais.
Além do desenvolvimento de máquinas e sistemas, o engenheiro mecânico também pode atuar em pesquisas de tecnologias de ponta, gerir equipes de produção, atuar no controle de qualidade, projetos fábricas etc.
Máquinas e equipamentos, pesquisa e desenvolvimento, processos, projetos e vendas técnicas. Estas são algumas das ferramentas com as quais um engenheiro mecânico pode trabalhar. As funções desse profissional vão desde a área de bens de capital às indústrias automobilística e aeronáutica, que oferecem ótimas oportunidades de trabalho.
Conheça a área de Análises e Projetos Mecânicos:
Análises e Projetos Mecânicos é o ramo que reúne conhecimentos de Mecânica do Contínuo e Ciência dos Materiais, essa especialização está voltada à proposição de modelos matemáticos que descrevem os fenômenos envolvidos, e ao desenvolvimento e à utilização de métodos numéricos de simulação de problemas fundamentais do comportamento mecânico de sólidos e estruturas.
Engenharia e Ciências Térmicas:
Nesta área é necessário conhecimentos de termodinâmica, mecânica dos fluidos, transferência de calor e suas aplicações, ela explora a interpretação dos fenômenos físicos envolvidos, a proposição de modelos matemáticos que os descrevam, e o desenvolvimento de métodos que permitam a solução de problemas fundamentais e aplicados.
Fabricação:
É um ramo que contempla a integração dos processos de manufatura e adequação da estrutura produtiva aos seus fins, usando tempos e recursos, utilizando as mais recentes tecnologias de fabricação. As pesquisas e trabalhos desenvolvidos nessa área distribuem-se por domínios tão diferentes quantos processos de soldagem, gestão da produção, tecnologia da usinagem, conformação, fabricação de componentes injetados, desenvolvimento de hardware, automatização de processos, entre muitos outros.
Metrologia e Instrumentação:
Esta especialização reúne a concepção, avaliação e aplicação de instrumentos e sistemas de medição nas várias atividades experimentais de cunho científico e industrial.
Projeto de Sistemas Mecânicos:
Os engenheiros buscam estudar os métodos e processos para o desenvolvimento de produtos de forma rápida, com baixo custo e alta qualidade. Os desenvolvimentos teóricos servem como base para o aprimoramento de diversas ferramentas de apoio à atividade de projeto.
Vibrações e Acústica:
A caracterização de materiais atenuadores, desenvolvimento de métodos dinâmicos de neutralização de vibrações, identificação de fontes de ruído e vibrações, estudo dos modos de propagação, são alguns dos interesses nessa área de concentração.