Desenvolvimento de Produtos: entenda a importância e como fazer

Conheça o passo o passo para o desenvolvimento de produtos.

Ao longo do tempo, a engenharia busca o aperfeiçoamento e criação de produtos com a ciência da atualidade, sendo capaz de buscar descobertas e unir conhecimentos diversos.

O processo para que um produto exista, normalmente precisa de um projeto para a execução de sua ideia principal. Dividido em etapas organizadas e pré-planejadas, uma ideia pode ser posta em prática, solucionando o seu problema e, quem sabe, um problema também da sociedade.

Etapas do desenvolvimento de produtos

Um problema a ser resolvido:

O projeto de desenvolvimento de produto é para criar uma inovação no mercado ou é para satisfazer uma necessidade própria? Todo projeto precisa de uma razão para existir, afinal, uma função é pensada para sua finalidade. Porém, as etapas precisam estar claras, conectadas e planejadas para que a execução tenha êxito e o mínimo de conflito.

Análise de viabilidade:

Existem várias possibilidades do projeto devem ser exploradas e pensadas para o problema ou proposta de melhoria apresentadas. Ou seja, um brainstorm enquadra-se como uma das melhores ações a serem feitas no grupo. Desse modo, os primeiros esboços são planejados, mas ainda sem aprofundamento.

Desenvolvimento do projeto:

Entre os esboços planejados, chega-se ao momento de escolher qual é a melhor opção. Dessa vez, existe o aprofundamento do projeto cujos dados serão mais elaborados:

1 – Dimensionamento de medidas do projeto e do espaço;

2 – Escolha dos materiais: propriedades mecânicas e precificação;

3 – Viabilidade econômica;

4 – Determinação das cargas e temperaturas previstas;

5 – Carga máxima e fator de segurança.

É uma etapa muito importante, pois não adianta fazer um projeto o qual seja impossível ou financeiramente inviável de ser feito. O tempo de vida útil do produto é algo a ser também previsto.

Desenho técnico e CAD:

E por último, o detalhamento das peças é especificado com suas tolerâncias dimensionais. Desse modo, todas as normas de padronização de desenho técnico são seguidas. Portanto, as peças poderão ser usinadas futuramente. Além disso, guardar isso é necessário, porque é um registro que torna a manutenção mais prática.

Com a modelagem 3D pelo desenho assistido por computador (CAD), é possível construir as peças e criar a montagem virtual de seu projeto.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados