A Evolução dos Materiais na Engenharia

Veja alguns exemplos de materiais que evoluíram a partir do desenvolvimento da engenharia.

Aços e suas Ligas:

Os aços são materiais conceituados como uma liga binaria que contém o ferro como elemento principal e carbono como o elemento de liga que varia de 0,002 a 2,11%, no entanto outros elementos são encontrados na forma de impureza.

No entanto, quando outros elementos de liga são incorporados, acrescentando diversas características são a liga, beneficiando assim sua resistência ao desgaste, à corrosão, a elevadas temperaturas entre outros benefícios.

Materiais de Construção Mecânica:

A seleção dos principais materiais é uma das etapas mais importantes para a fabricação de equipamentos e ferramentas. Até a descoberta dos materiais de alta performance que existem hoje, os materiais usados eram materiais facilmente encontrados na natureza. Seguindo uma ordem crescente de complexidade, abaixo estão listados alguns materiais bastante utilizados pelo homem:

  • Pedras, madeiras e fibras;
  • Bronze, ferro e outros metais;
  • Borrachas e polímeros;

Cerâmicas e materiais compósitos:

A partir do avanço das tecnologias, os materiais que utilizamos hoje para realizar todos os tipos de projetos e construção de equipamentos, passam por diversas etapas de estudos e testes para que a integridade física e química desses materiais possam ser preservadas por bastante tempo, buscando sempre o material com as melhores propriedades e menor custo.

Na engenharia mecânica, por exemplo, os materiais mais usados são os aços e suas ligas, no entanto, cada elemento de liga apresenta um benefício ao aço.

Níquel:

A adição de níquel ao aço faz com que ocorra um deslocamento do ponto eutetóide para a esquerda, aumentando o intervalo crítico de temperatura. O níquel aumenta a resistência sem que ocorram perdas na ductilidade do material, isso ocorre devido à solubilidade do níquel na ferrita sem que ocorra a formação de carbonetos ou óxidos.

Ferro Fundido:

Os ferros fundidos apresentam uma grande importância para indústria e constituem um grupo fundamental dentre as ligas metálicas. Além das características intrínsecas do próprio ferro fundido, foram incrementados benefícios como a inclusão de elementos de ligas bem como tratamentos térmicos, assim aumentando sua utilização no meio industrial. Dessa forma, é de extrema importância o estudo dos ferros fundidos para todo engenheiro mecânico.

Gostou deste conteúdo?

Array
50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados