Como utilizar a Energia Solar na Construção Civil

Conheça mais sobre a energia solar e sobre a sua presença na construção civil.

Como podemos observar no dia a dia da construção civil, o uso da energia solar nos canteiros de obra ainda é muito incipiente, principal aqui no Brasil. Porém, cada vez mais, essa fonte de energia se destaca como opção limpa e renovável e é uma tendência gigantesca para os próximos anos.

Energia solar na construção civil

 Um fator importante que nos deixa otimistas nesta tendência é que o Brasil ostenta um dos maiores potenciais de geração de energia fotovoltaica do mundo próxima a 28 mil gigawatts.

Para sermos mais específicos, isso significa mais de 200 vezes toda a potência da rede elétrica atual. Os dados informados nesse texto são da Aneel.

E é claro que em comparação a muitos países europeus, o Brasil possui uma boa uniformidade de irradiação diária de sol.

E é óbvio que a alta incidência de sol em todo o território brasileiro (4,25 kWh/m² a 6,30 kWh/m²), mesmo em grandes centros, o que é excelente para que esse tipo de tecnologia se desenvolva e seja possível usar cada vez mais energia solar na construção civil.

Novidade da Energia Solar na Construção Civil

E uma boa notícia é que a energia solar pode se dar, inclusive, em muitas das edificações já existentes.

Isso porque os sistemas aplicados BAPV (Building applied PV system) podem ser aplicados sobre a estrutura de uma edificação já existente.

Já os sistemas integrados BIPV (Building integrated PV system) podem substituir um material de vedação. Ou seja, é possível que sejam usados como elemento construtivo na edificação. Isso pode ser economicamente mais atrativo, pois o material fará parte do envelope construtivo.

Portanto, em casos como esse, a energia solar na construção civil entra com os painéis fotovoltaicos substituindo, por exemplo, telhas ou até mesmo os elementos de uma fachada ventilada.

Muito mais do que apenas ajudar a reduzir a dependência da rede elétrica da concessionária, a energia solar na construção civil pode permitir sonhar mais alto.

Afinal, quando a integração fotovoltaica é possível de ser feita numa edificação, com uso de energia solar na construção civil, pode-se pensar em Edifícios de Energia Zero (Zero Energy Building).

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados