As principais habilidades e tendências para o engenheiro do futuro.
Os diversos segmentos da engenharia estão passando por várias transformações nos últimos anos. O segmento tem se adaptado muito bem aos avançados tecnológicos e tem demandado por profissionais bem qualificados e atualizados.
Segundo um estudo do IPE (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) informa que não há profissionais formados suficientes para atender às necessidades do mercado brasileiro, principalmente na engenharia mecânica e engenharia civil.
E para você, engenheiro, ficar cada vez mais antenados sobre os avanços da área da engenharia, listamos abaixo algumas grandes tendências para a engenharia. Confira:
Engenharia e Sustentabilidade:
Não é mais novidade que o cuidado com o meio ambiente e os recursos naturais vem sendo um tema bastante discutido no mundo inteiro. Por isso, todo engenheiro precisa estar por dentro desse assunto tão importante.
As normas da ISSO 14001, determinam que as empresas precisam atuar cada vez mais de maneira sustentável. Para tanto, muitas vezes, elas demandam de profissionais especializados para desenvolver projetos focados no meio ambiente.
A partir deste novo contexto, os cursos de engenharia começaram a focar no desenvolvimento de profissionais preocupados com os sistemas ambientalmente corretos.
Profissionais multidisciplinares:
Os engenheiros do futuro devem possuir conhecimento sobre outras áreas da engenharia. Um engenheiro civil, por exemplo, poderá agregar conhecimentos de arquitetura para desempenhar o seu trabalho com mais precisão e eficácia.
Ou seja, os profissionais precisarão se especializar em diferentes áreas de estudo para serem capazes de oferecer um serviço mais técnico e qualificado.
Como um excelente completo aos conhecimentos do engenheiro do futuro, ser capaz de ter uma visão voltada ao empreendedorismo e compreensão das necessidades das pessoas. Com isso, ele será capaz de compreender o mundo que o cerca e oferecer soluções inovadoras para melhorar a vida das pessoas.
Uso da realidade virtual em projetos:
Como já mencionamos no início deste artigo, a tecnologia tem marcado muita presença na engenharia do futuro. O uso de sistemas produtivos, novas técnicas e softwares farão parte do dia a dia do novo profissional.
Para saber utilizar essas ferramentas é recomendável procurar uma faculdade qualificada, que tenha excelentes laboratórios e uma relação de convivência com o mercado internacional.
As soluções tecnológicas contribuem para aumentar a rentabilidade de empresas, controlar indicadores e ter uma visão sistêmica de uma obra ou serviço.
Habilidades em lidar com pessoas:
O mercado vem exigindo, cada vez mais, por engenheiros com habilidades para lidar com pessoas. Até porque o sucesso de um projeto depende de um bom trabalho em equipe. E como resultado, o engenheiro do futuro precisa desenvolver as suas habilidades em comunicação e ter a capacidade de compreender as ideias dos outros.
Portanto, é extremamente recomendável que esse treinamento pessoal seja realizado durante o período de faculdade para que o profissional já tenha essa habilidade quando entrar no mercado. O engenheiro do futuro não precisará ter apenas habilidades técnicas, mas a capacidade de assumir responsabilidades e dialogar com outras pessoas.