Engenharia Mecânica e empreendedorismo: opções de negócios

Conheça algumas possibilidades de empreendedorismo para engenheiros mecânicos.

Está sendo cada vez mais comum engenheiros mecânicos empreender em sua rotina, mesmo quando trabalham para outras organizações. O que deixa ainda mais claro é relação entre engenharia mecânica e empreendedorismo.

Outro fator do aumento do número de profissionais empreendendo se dá pela intenção de aumentar os seus lucros, reduzir custos e aperfeiçoar a qualidade dos seus projetos. Logo, a necessidade de montar seu próprio negócio já faz parte do dia a dia do engenheiro mecânico (assim como qualquer outro engenheiro).

Como um engenheiro mecânico pode empreender?

É muito comum vermos engenheiros atuando como autônomos ou resolvendo montar seu próprio negócio. Quando se pensa no que faz um engenheiro mecânico, as primeiras coisas que vêm à mente são tarefas relacionadas às questões técnicas.

Os engenheiros mecânicos podem aproveitar as suas expertises nas indústrias em algum negócio próprio. Mas, para se dar bem no ramo do empreendedorismo, é preciso mais do que o aprendizado específico da mecânica.

Que tipo de negócio o engenheiro mecânico pode abrir?

Com o objetivo de agarrar as oportunidades de conquistar a independência e ganhar bastante dinheiro, muitos engenheiros deixam de lado as remunerações elevadas em empresas de Engenharia para abrir o próprio negócio. Veja abaixo algumas possibilidades:

Consultoria:

O engenheiro mecânico pode atuar de duas maneiras no ramo da consultoria: abrindo uma empresa ou sendo microempreendedor individual (autônomo).

Nesses casos, o profissional pode atuar com a elaboração de laudos de viabilidade técnica para supervisão e gerenciamento de projetos, planejamento conceitual, logística, etc.

O profissional emitirá relatórios e pareceres, e não gerencia a execução do projeto. Ou seja, o objetivo desses profissionais é apresentar opções para determinados problemas dos projetos.

Desenvolver projetos como autônomo:

Em vez de atuar em determinada empresa, os engenheiros mecânicos podem trabalhar enquanto prestadores de serviços, desenvolvendo e supervisionando projetos específicos para diversas organizações.

Pode ser projetos de novas máquinas, de expansão fabril, a criação de uma linha operacional para novos produtos, aplicação de melhoria contínua em processos, dentre outros.

Microempresa:

Muitos profissionais no início do seu empreendimento optam por economizar ao montar a sua microempresa.

A microempresa oferece alguns benefícios, tais como: menos burocracia, simplificação dos processos administrativos, menos impostos, vantagem em licitações, rapidez nas decisões etc.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados