Dicas para evoluir na Gestão de Obras

Habilidades necessários para atingir uma alta performance na gestão de obras.

A área da construção civil está em constantes mudanças. Logo, os engenheiros que são gestores de obras estão sempre em contato com projetos complexos e que demandam muita capacidade de resolver problemas.

Todos nós sabemos que sair da zona de conforte é algo bastante difícil. Porém, o desejo forte por crescimento em nossa área nos trás um sentimento de inquietude e muita força de vontade.

Este artigo tem como objetivo trazer tópicos importantes para você, engenheiro, evoluir na gestão de obras. E será através da busca por melhores resultados e perspectivas que você conseguirá transformar seus projetos em resultados efetivos.

Abaixo, detalharemos sobre a importância de habilidades fundamentais para você ter uma alta performance e elevar a produtividade dentro da gestão de obras. Confira:

Desenvolvimento profissional:

A importância da sua capacitação e desenvolvimento profissional se dá pelo enfrentamento de diversas situações em que se apresentam no dia a dia da gestão de obras. Você precisa ter capacidade técnica e uma mente preparada para isso.

Você, engenheiro, precisa sempre de questionar, como: “qual o curso eu preciso fazer para trazer maior desenvolvimento por meu projeto?”, ou “como eu posso adquirir novas habilidades de gestão para implantar em meu dia a dia?”.

Sem se preparar a partir de técnicas e habilidades modernas, ficará cada vez mais difícil você alcançar os resultados desejados, afinal a construção civil e todas as atividades inerentes ao processo existem dinâmica.

Cultura de aprendizagem:

O investimento na cultura de aprendizagem significa um conjunto de práticas e ações realizadas dentro de uma empresa para desenvolver o potencial da equipe e seus colaboradores, o que possibilitará o desenvolvimento de habilidades em aprender coisas novas e compartilhando conhecimento entre si.

A cultura muito bem estabelecida trará um maior direcionamento ao seu time no canteiro de obras. Portanto, no momento em que os colaboradores são capacitados para alcançar os resultados em comum, os resultados vêm como uma consequência.

A responsabilidade do gestor:

Não podemos deixar de tocar no assunto que até parece óbvio, mas que muitos engenheiros em função de liderança esquecem ou não praticam.

É bom lembramos que o gestor deve ser o exemplo para a equipe e deve estar apto a treinar e capacitar seus colegas, para que os processos sejam executados sempre dentro dos pilares do prazo, custo, segurança e qualidade. O líder precisa ter a capacidade de trazer as pessoas para o centro da gestão de obras, pautado na formação de novos líderes, capazes de dividirem tarefas e serem os melhores naquilo em exercem como função. Isso fará toda a diferença na gestão de obras.

Gostou deste conteúdo?

50% LikesVS
50% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados