Todos os engenheiros entendem que o planejamento do projeto é fundamental para o seu desenvolvimento, assim como a execução para que tudo seja bem realizado. E para a sua aplicação, a representação gráfica é de extrema importância para o projeto.
Hoje em dia no mercado existem várias ferramentas tecnológicas para agilizar a prática dos projetos. As principais ferramentas existentes são responsáveis pelos chamados desenhos assistidos por computador (computer aided system), que tem agilizado muito todos os projetos dependentes de desenhos, quando se dependia demais de meios físicos há tempos atrás.
O termo CAD foi criado pelo cientista americano da computação Douglas Taylor Ross, que já conseguia prever que o uso desse tipo de aplicação seria imprescindível no futuro.
A principal revolução foi a possibilidade de visualizar o desenho de forma tridimensional, pois apresenta uma imagem ainda mais detalhista e mais fácil compreensão de um produto.
Para que servem os CAD’s?
A utilização da modelagem 3D serve para vários trabalhos e funções, como design de produtos, arquitetura, animação computadorizada, exibição para os clientes, dentre outros. O tempo gastos para fazer uma maquete, por exemplo, e bem maior e mais custoso do que um projeto computadorizado com softwares CAD’s.
É evidente que o engenheiro ou projetista precisam se qualificar para utilizar o software, os quais serem dependem de cursos técnicos para se capacitarem, porém, eles não costumam ser difíceis de aprender.
CAD no projeto: entenda a sua importância
Como já explicamos anteriormente, o CAD possibilita agilizar o processo de desenho para representação do produto do projeto, sendo que alguns softwares já possuem a seleção e a colocação de normas de cotagem, linhas de centro e de simetria, cores de arestas, visualização completa da peça, representação de rosqueamento, atualização automática e muito mais.
Os projetos desenvolvidos por meio dos CAD’s são armazenados facilmente na memória de um computador pessoal do profissional ou da empresa, diferentemente dos rolos de papeis guardados em tubos telescópicos de antigamente.
Exemplos de software para Engenharia Mecânica:
- SolidWorks
- AutoCAD
- Catia
- Autodesk Inventor
- Autodesk Fusion 360
Portanto, você como projetista deve sempre se manter atualizado e com habilidades cada vez mais avançadas com o uso desses softwares. O uso dos CAD’s nunca teve tão em alta como nos últimos anos.