O que precisa para ser um Projetista Mecânico

A profissão de projetista mecânico é bastante conhecida quando o assunto é o desenvolvimento de projetos como equipamentos mecânicos, máquinas, ferramentas mecânicos dentre outros. Esses projetos são feitos de acordo com as normas e especificações técnicas.

O profissional projetista também define etapas dos processos, analisa a viabilidade do projeto, a sua montagem, realizado o estudo de custos, a definição dos materiais e muitas outras funções pertinentes ao profissional.

É importante que o projetista possua noções e habilidades de desenho técnico mecânico, assim como o conhecimento aprofundado de softwares como o Catia 5, SolidWorks, AutoCad, Inventor, AutoDesk Fusion, dentre outros.

Quem pode ser um projetista mecânico?

Muitas pessoas imaginam que apenas engenheiros podem ser projetistas, porém, para atuar na área, são exigidos requisitos como: segundo grau completo, conhecimentos de mecânica em geral, domínio de softwares como Pacote MS Office, SolidWorks, AutoCad, conhecer o básico de usinagem, habilidades com desenhos SolidWorks e profissionalização através de escolas técnicas como a Benzor Engenharia.

Quanto ganha um projetista mecânico:

Segundo o site Vagas, hoje quem trabalha como Projetista Mecânico ganha em média um salário de R$ 3.741,00. E antes de se tornar Projetista Mecânico, 18% foi Desenhista Projetista e depois 6% se tornou Engenheiro Mecânico.

Conselhos para você se destacar como projetista:

  1. Estude sobre ferramentas que facilitam a sua gestão;
  2. Desenvolva habilidades de liderança;
  3. Domine os principais softwares;
  4. Estabeleça a forma de comunicação fácil e direta com seus clientes;
  5. Evite dar respostas negativas para seu contratante;
  6. Respeite o tempo de resposta;
  7. Importe-se com a sua infraestrutura.

Gostou deste conteúdo?

100% LikesVS
0% Dislikes

Compartilhe este post nas redes sociais:

Posts Relacionados