Veja quais as tendências e o futuro da energia solar aqui no Brasil para os próximos anos.
A energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa, que é obtida a partir da captação da luz e do calor do sol. Ela é considerada uma alternativa sustentável às fontes de energia fósseis, como petróleo, gás e carvão, que são nocivas ao meio ambiente e estão se esgotando rapidamente.
Ela pode ser usada para produzir eletricidade através de painéis solares fotovoltaicos, que convertem a luz solar em energia elétrica, ou para aquecer água através de sistemas de aquecimento solar. Além disso, a energia solar também pode ser usada para alimentar uma ampla gama de aplicações, incluindo iluminação, ar condicionado, ventilação e muito mais.
Os benefícios da energia solar incluem a sua disponibilidade abundante e a sua capacidade de produzir energia limpa e renovável, sem liberar gases de efeito estufa ou outros poluentes. Além disso, a instalação de sistemas solares pode ajudar a reduzir a dependência dos países de fontes de energia importadas e aumentar a segurança energética.
O futuro da energia solar no Brasil
A energia fotovoltaica no Brasil tem crescido rapidamente nos últimos anos. O país possui uma das maiores potências solares do mundo e tem investido em projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis, como a solar.
O setor vem demonstrado bastante atratividade para os investidores. É estimado que mais de R$ 20 bilhões serão investidos na geração de energia solar no Brasil até 2023. Além disso, segundo a ABSOLAR, há uma projeção de faturamento de aproximadamente R$ 100 bilhões em 2030.
O Brasil é signatário do acordo de Paris, que tem como principal objetivo a diminuição do aquecimento global. A meta estipulada para o Brasil, responsável por quase 3% da emissão de todo gás carbônico do mundo, é de reduzir em 37% essa emissão em 2025 e em 43% até 2030.
A principal tecnologia de conversão energética a ser investida será de painéis solares, seguida do coletor e do concentrador solar. Segundo informações da ANEEL, até 2024 serão mais de 800 mil sistemas OnGrid (conectados à rede de distribuição, o que traz grande economia para as contas de luz) instalados por todo país.